religiosidade

Domingo de Ramos reúne dezenas de fiéis em procissão e missa em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Fiéis seguiram pela Rua Barão do Triunfo até a Rua Venâncio Aires, onde fica a Igreja do Bom Fim

Na data cristã em que se celebra o Domingo de Ramos, que segundo a Igreja Católica marca o início da Semana Santa e a entrada de Jesus em Jerusalém, dezenas de pessoas demonstraram sua fé e caminhada seguida de missa na manhã deste domingo.

Por volta das 9h30min, uma celebração realizada pelo frei Gilberto Alexandre da Luz reuniu cerca de 70 pessoas na Praça João Pedro Menna Barreto,a popular praça dos Bombeiros. As 10h, o grupo saiu em caminhada para participar de uma missa na Igreja Nosso Senhor do Bom Fim, na Rua Venâncio Aires. À frente iam os coroinhas com incensos e velas, seguido dos fiéis e, por último, o frei. A maioria do público, seguia em orações, cânticos e com ramos de palmas nas mãos.

ONG distribui 250 ovos de Páscoa para crianças da Vila Lorenzi

Gentil Milani, 65 anos, é empresário e saiu da cidade de Santo Ângelo, na Região das Missões para viver em Santa Maria. Este foi o primeiro ano que Milani participou da celebração no Coração do Rio Grande:

_ Seja lá onde estou, sempre que posso, participo do Domingo de Ramos, porque tenho fé em Jesus Cristo. Preparo-me rezando, fazendo penitência e o jejum na sexta-feira.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Dois anos depois de alguns atos religiosos serem abreviados pela pandemia do coronavírus, o novo momento, segundo frei Gilberto é de agradecer e renovar a fé.

_ Conseguimos nos reunir novamente enquanto Igreja a partir dessa caminhada. O Domingo de Ramos tem esse grande significado:Jesus entra em Jerusalém para sofrer a paixão. Também queremos entrar com Jesus. Os ramos nas mãos recordaM o povo de Israel adentrando como Jesus e o reconhecendo como rei, o rei que vem para trazer a paz. Em um momento de guerra, seja da guerra da fome, da indiferença, da ganância e aquela que vemos entre Rússia e Ucrânia, pedimos por Jesus. Na história e nas escrituras sagradas muitas guerras aconteceram e rezemos para que Jesus ajude a passar e acabar com essas também - refletiu o frei.

RAMOS

É comum que fiéis  conservem os ramos suas casas ou local de trabalho. Os ramos de palmeira, oliveira ou de outras árvores, que foram abençoados costumam ser utilizados como forma de proteção. Muitos mantém atrás da porta e acreditam que afastam danos causados por tempestades.
Na Igreja, é costume queimar os ramos em dias de chuvas fortes e raios, além de usá-los na quarta-feira de cinzas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Linhas de ônibus da UFSM vão passar de 12 para 42 a partir de segunda-feira

Sede do Brechocão será inaugurada neste domingo Próximo

Sede do Brechocão será inaugurada neste domingo

Geral