Doença de Augeszky é confirmada em São Gabriel e faz mais de 30 suínos serem sacrificados

Redação do Diário

Doença de Augeszky é confirmada em São Gabriel e faz mais de 30 suínos serem sacrificados
A doença de Aujeszky foi confirmada em um estabelecimento de criação de subsistência (criação extensiva) em São Gabriel. O anuncio foi realizado no dia 23 de dezembro em nota técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na propriedade onde a doença foi detectada, se encontrava uma população de 36 suínos, 34 ovinos e um bovino, sem vínculos com estabelecimentos comerciais ou de reprodução de suínos.

A notificação dos casos suspeitos foi realizada pelo produtor devido à mortalidade de suínos que apresentavam sinais neurológicos. A investigação realizada pelo Serviço Veterinário Oficial Estadual, que identificou a presença de suínos com sinais clínicos compatíveis com a doença de Aujeszky. O diagnóstico foi confirmado por resultado positivo em teste de neutralização viral em uma das amostras analisadas.

As ações do Plano de Contingência para a doença de Aujeszky já foram iniciadas, com interdição, suspensão de movimentação e eliminação dos suínos da propriedade acometida. A investigação foi ampliada para as propriedades situadas no raio de 5 km em torno do foco e outras com vínculo epidemiológico. Até o momento, não houve identificação de novos casos suspeitos.

Conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), a doença é um impeditivo para o comércio e exportação de carne, entretanto, como se trata de um caso isolado não deve haver prejuízos. Além disso, a criação de São Gabriel não era para o comércio.

A SEAPDR suspendeu, também, o transporte de carcaças de javali abatidos no município de São Gabriel, para fins de controle populacional. A medida ocorre para evitar que animais que eventualmente possam estar infectados transmitam para outras populações. Como o javali é um animal silvestre, o controle é considerado mais difícil. Até o momento nenhum outro caso da doença foi reportado.

A doença de Aujeszky é de notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) de qualquer caso suspeito. É uma doença causada por um vírus do tipo herpesvírus. A transmissão se dá por secreção e pode ocorrer pelo contato direto entre animais ou pelo contato com objetos infectados. Ela pode acometer os suínos domésticos, silvestres e asselvajados, além de uma grande variedade de mamíferos: bovinos, ovinos, caprinos, equinos, cães, gatos, coelhos e mamíferos silvestres. Todos são considerados hospedeiros finais, ou seja, não transmitem a doença para humanos ou outras espécies.

*Com informações da A.I. da SEAPDR.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

AGU abre concurso com 300 vagas e salário de R$ 21 mil

Copa do Brasil muda critérios de classificação para 2024 Próximo

Copa do Brasil muda critérios de classificação para 2024

Geral