Deni Zolin: a partir de 2023, Feisma passará a ser realizada em maio

Deni Zolin

Deni Zolin: a partir de 2023, Feisma passará a ser realizada em maio
Última Feisma foi realizada em novembro de 2019. Foto: Rodrigo Ricordi, 10/11/2019

A principal feira comercial, industrial e de serviços de Santa Maria, Feisma, terá nova data a partir do ano que vem. Tradicionalmente realizado em novembro, o evento passará a ocorrer em maio, junto ao aniversário da cidade. Outra mudança prevista é o tempo de duração da feira, que não vai mais abranger dois finais de semana. A decisão foi tomada esta semana pela diretoria da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), a partir de várias análises feitas junto a associados da entidade e dos próprios empresários que participam da feira.

Leia mais

Passagem de ônibus vai baixar em Santa Maria a partir desta sexta-feira

Segundo o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, nos últimos meses a entidade cogitava realizar a Feisma este ano, em novembro. Porém, uma série de fatores provocou essa mudança de data. A incerteza provocada pela pandemia, com aumento de casos no início deste ano, causou atrasos na largada do planejamento da feira, o que ocorria normalmente em janeiro ou fevereiro. Havia o temor de lançar a Feisma e uma nova onda de Covid-19 prejudicar as negociações de estandes, que são uma das fontes de renda do evento. O volume de patrocínios também foi menor este ano e não havia possibilidade de aumentar o valor dos ingressos para compensar e bancar o evento.– Estava complicado, porque em fevereiro havia muita incerteza, e quando as coisas começaram a clarear, ficamos com pouco tempo para vender os estandes. Alguns expositores que nós contatamos nem existiam mais, pois fecharam durante a pandemia – diz Pacheco.

Veja também

Assista aqui à TV Diário, do computador, tablet ou celular

Ele diz que, além disso, já havia a preocupação em mudar a data da feira, já que em novembro, o calor intenso acaba trazendo desconforto a feirantes e visitantes no Centro Desportivo Municipal (CDM), mesmo que os pavilhões sejam climatizados. O tempo de duração da feira, que começava num sábado e ia até o domingo da semana seguinte, também causava transtorno com parte dos feirantes e empresários locais, que tinham dificuldade em manter os estandes abertos durante os nove dias do evento. Essas duas percepções vieram de pesquisas e conversas feitas com os expositores da Feisma.–A partir do ano que vem, decidimos então fazer a Feisma em maio, que é um mês com clima mais ameno, e durante o aniversário da cidade. Então, a feira será de quarta a domingo, começando no feriado do dia 17 de maio. Isso ainda não foi discutido, mas vamos conversar com a prefeitura sobre a possibilidade de realizar a Feisma junto com a Feira do Livro, pois acho que seria interessante fazer os dois eventos ao mesmo tempo para atrair mais gente de fora de Santa Maria – comenta Pacheco.Mesmo com a mudança para maio, a feira seguirá sendo realizada a cada dois anos.A última Feisma, da 31ª edição, ocorreu em novembro de 2019, meio ano antes do início da pandemia de Covid-19.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaqueline Silveira: o dia do sim do ex-governador Eduardo Leite, apesar da promessa Anterior

Jaqueline Silveira: o dia do sim do ex-governador Eduardo Leite, apesar da promessa

Quadrilha que usou nome de delegado e aplicava golpe dos “nudes” é presa pela Polícia Civil de Santa Maria Próximo

Quadrilha que usou nome de delegado e aplicava golpe dos “nudes” é presa pela Polícia Civil de Santa Maria

Geral