Fotos: Marcelo Oliveira
Há semanas, o Centro de Convenções, uma das casas da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM), recebem, em pelo menos duas vezes na semana, cerca de 55 músicos que fazem parte do espetáculo da OSSM junto da cantora Dida Larruscain, que ocorre nesta quinta, às 20h, no Park Hotel Morotin. Os ensaios começaram no início de abril e se intensificaram nos últimos dias. Das 19h às 22h desta segunda, terça e quarta, os instrumentos dos músicos da orquestra e a voz de Dida deram uma prévia de como será o primeiro concerto do ano da OSSM.
Pizzaria santa-mariense recebe certificado internacional ‘Verace’ de Nápoles
Destaque do The Voice Brasil 2021, Dida é egressa do curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria e mestra em Educação pela instituição. E, embora não seja mais aluna, a UFSM ainda é a casa da artista que caminha junto da OSSM desde 2018, ano em que foi a foi a Roxie Hart do musical Chicago. Em 2019, foi a noiva Susanna, papel principal feminino, da ópera As Bodas de Fígaro. Depois, gravou a canção Melodia Sentimental, de Villa-Lobos e, no ano passado, abriu a temporada oficial, no Concerto para Uma Só Voz. Agora, Dida se apresenta no palco do Morotin com um repertório que vai da música erudita até a MPB.
Para a artista, o concerto abre a temporada da Orquestra com muitas novidades e diferentes formatos, como o uso da poesia durante a apresentação.
– O programa do concerto tem música erudita e música brasileira. Então, estamos bem empolgados. E também estamos comemorando os 100 anos da Semana de Arte Moderna que surgiu para valorizar a cultura brasileira. Por isso, o concerto vai ter muita poesia, muita MPB e muito gingado brasileiro. O público vai querer dançar lá dentro – brinca Dida.
Ainda, de acordo com o maestro Tita Sartor, o trabalho que envolve dezenas de músicas de diversos instrumentos de cordas, madeira, metal e percussão, é árduo, mas a beleza das canções e o talento dos músicos da OSSM faz valer o cansaço de casa ensaio:
– Temos uma longa estrada com a Dida e o talento dela, assim como dos nossos músicos, é inegável. Tudo isso é resultado de muito trabalho. Estamos desde janeiro junto da Comissão Artística da orquestra pensando nos eventos do ano e, desde o inicio de abril, ensaiando para a abertura da temporada nesta quinta. Voltamos com novidades, como as poesias arranjadas pelo Dilber Alonso ao lado da Dida, e com muitas interpretações de clássicos de artistas como Djavan, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Elis Regina e, claro, Villa-Lobos para emocionar o público.
Ouça as músicas selecionadas para o Festival Canções Para Santa Maria
E o próximo evento da Orquestra Sinfônica de Santa Maria está previsto para ocorrer em maio em alusão aos 25 anos da reabertura do Theatro Treze de Maio e com um repertório que também comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para retirada até às 12h desta quinta-feira em seis pontos da cidade. E, caso sobrem ingressos, é possível retirar a partir das 18h no Park Hotel Morotin. A entrada no evento ocorre mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.
AGENDE-SE
O quê? Concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria ao lado de Dida Larruscain
Quando – Nesta quinta, às 20h
Onde – Park Hotel Morotin (BR-287, 1981)
Quanto – Retirada gratuita dos ingressos e entrada no evento mediante doação de 1kg de alimento não perecível
PONTOS DE RETIRADA DE INGRESSOS
Rótula Papelaria (Rod. Rst-287, 7715)
Centro de Convenções da UFSM
Constinta (Avenida Medianeira, 113 e Avenida Dores, 2357)
Redvis Óptica Pérola (Rua do Acampamento, 182 e Avenida Rio Branco, 755)