Foto: Vinicius Becker (Diário)

A sexta-feira (22) apresentou um cenário atípico para o inverno em Santa Maria: chuva de granizo, ventos fortes, períodos de sol e temperaturas que ultrapassaram os 30°C. O município registrou a maior marca da estação até agora, com 32,9°C no Bairro Perpétuo Socorro. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, a instabilidade deve se intensificar ao longo da noite. A formação de uma frente fria no Uruguai deve avançar pelo Rio Grande do Sul, trazendo risco de tempestades entre a noite desta sexta e a madrugada de sábado (23).
– Além das fortes chuvas, existe a possibilidade de queda de granizo com potencial de estragos e descargas elétricas. O período mais crítico será entre esta noite e a madrugada, quando há risco de tempestades mais severas, inclusive com a formação de supercélulas no Centro, Oeste e Campanha – explica Verardo.
O que são supercélulas?
De acordo com o meteorologista, supercélulas são nuvens do tipo cumulonimbus que, em determinadas condições atmosféricas, podem gerar fenômenos extremos, como tornados.
Queda de temperatura
O sábado (23) será marcado por instabilidade persistente, com chuva ao longo de praticamente todo o dia. A máxima deve ocorrer ainda de madrugada, com 19°C, mas os termômetros caem para 12°C à tarde e podem chegar a 9°C à noite.
No domingo (24), o tempo firme retorna, mas acompanhado de frio intenso: mínima prevista de 5°C e máxima de apenas 15°C em Santa Maria.
Confira as mínimas e máximas previstas para a semana:

Leia mais:
- Com máxima de 32,9°C, Santa Maria registra o dia mais quente do inverno nesta sexta-feira
- Nível do Arroio Bossoroca baixa e trânsito é liberado na BR-290, diz Dnit
- UFSM alerta para ataques de seriemas no campus de Santa Maria