Foto: Corsan (Divulgação)
A Corsan iniciou, nesta terça-feira (5), uma ação de fiscalização no bairro Tancredo Neves, na Região Oeste de Santa Maria, para identificar ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto doméstico. O procedimento é realizado com o uso de fumaça não tóxica e tem como objetivo evitar extravasamentos nas ruas e sobrecarga na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a vistoria, é aplicado um fumacê nos poços de visita e caixas de inspeção das redes cloacais. Quando a fumaça revela ligações irregulares, os proprietários são notificados e orientados a realizar a correção. O prazo para a regularização é de até 60 dias, com nova verificação após o período.
O trabalho já havia sido feito no ano passado na região central da cidade e retorna agora ao bairro Tancredo Neves devido ao alto número de extravasamentos registrados. A intenção da Corsan é ampliar a ação gradativamente para todos os bairros que possuem rede coletora disponível.
Além da vistoria técnica, uma equipe de responsabilidade social da companhia também percorre o bairro para orientar os moradores sobre como realizar corretamente a ligação do esgoto doméstico à rede pública e os impactos ambientais e estruturais causados por conexões irregulares.
Segundo a Corsan, o esgoto doméstico deve ser destinado exclusivamente à rede cloacal. Conectar a rede pluvial à rede de esgoto pode provocar mau cheiro, retorno de dejetos às residências, rompimento de tubulações e poluição de rios e córregos.
A companhia reforça ainda algumas orientações aos moradores:
- Não jogar lixo, óleo de cozinha ou resíduos sólidos no vaso sanitário ou pias;
- Fazer a limpeza periódica das caixas de gordura;
- Manter tampadas as caixas de inspeção;
- Armazenar óleo de cozinha usado em garrafas pet e destinar para reciclagem;
- Evitar qualquer ligação da água da chuva à rede cloacal.
A fiscalização é parte de um esforço contínuo da Corsan para garantir o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário da cidade.