saneamento básico

Corsan anuncia recursos para obras na região

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário) 
Obra de R$ 26 milhões em estação deve aumentar a capacidade de tratamento de esgoto no bairro Camobi 

O governo do Estado realizou, na tarde desta terça-feira, uma transmissão ao vivo pelo Facebook para discutir o novo marco legal do saneamento básico, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 15 de julho (confira os detalhes ao lado). Na oportunidade, foram anunciadas novas Parcerias Público-Privadas (PPPs) entre a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e empresas interessadas em realizar obras no setor.

Governo vai propor retomada de aulas presenciais a partir de setembro

Uma delas vai beneficiar a região de Santa Maria e outras 40 cidades, incluindo municípios da Serra e das Hortênsias, Planalto, Vale do Rio Pardo, da Região Metropilitana e do Litoral. Sem entrar em detalhes, o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, anunciou a intenção de elevar a porcentagem de esgoto tratado nessas cidades, que atualmente é de 22%, para 95% já a partir do ano que vem. Com isso, o número supera o que o novo marco regulatório prevê para todo o país. O investimento estimado pela companhia para a realização das melhorias é de R$ 3,6 bilhões e vai beneficiar, quando concluído, cerca de 2,2 milhões de pessoas.

- Os indicadores de tratamento de esgoto do Estado não condizem com o tamanho e a força econômica que temos. Do outro lado a esta cena lamentável, temos a oportunidade de investimentos que podem gerar emprego e renda, além de movimentar nossa economia - afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB), na transmissão.

VÍDEO: entenda como funciona o Programa Juro Zero Santa Maria

O que o marco legal prevê: 

  • 99% da população com acesso à água potável em casa até 31 de dezembro de 2033
  • 90% da população com acesso ao tratamento e à coleta de esgoto até a mesma data
  • Licitação obrigatória para escolher a empresa prestadora de serviço. No contrato, deverá ser estabelecido a expansão das operações, redução de perdas na distribuição de água tratada e outras medidas para o uso consciente da água
  • Fim dos lixões até 31 de dezembro de 2020

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acidente de trânsito deixa dois homens feridos na BR-158 Anterior

Acidente de trânsito deixa dois homens feridos na BR-158

Próximo

VÍDEO: profissionais da saúde são homenageados com telemensagem

Geral