Conheça o único santa-mariense que jogou ao lado de Pelé

Letícia Almansa Klusener

Conheça o único santa-mariense que jogou ao lado de Pelé
Falecido nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, Pelé, o Rei do Futebol, iniciou a carreira aos dezesseis anos. Jogou pela Seleção Brasileira na Copa de 58 ao lado de um santa-mariense, o Oreco. O time conquistou o primeiro título mundial da Seleção Brasileira.

Nascido em Santa Maria em 13 de junho de 1932, Waldemar Rodrigues Martins, conhecido como Oreco, foi reserva do lateral Nilton Santos na Copa de 1958, na Suécia. O primeiro título mundial da Seleção Brasileira também é o primeiro e único conquistado por um santa-mariense.

Oreco com a Taça Jules Rimet. Foto: Cândido Otto da Luz

Início

Oreco iniciou sua carreira entre os anos de 1945 e 1948, aos 13 anos, em um clube amador de Santa Maria, Esporte Clube Ideal. Em 10 de abril de 1949 passou a atuar pelo Internacional de Santa Maria completando 28 jogos pelo clube. Em 1949, conquistou junto ao alvirrubro a taça Citadino de Profissionais. A partir daí, começou a ser visto com destaque pelos grandes clubes do Estado: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional.

Carreira

Oreco estava com indícios de que iria jogar no Rio de Janeiro e defender as cores do Fluminense. Foi então convidado a jogar um amistoso contra o São José defendendo as cores do Internacional. A partir disso, o prodígio santa-mariense assinou contrato em 1950 com o Clube do Povo atuando lá até 1957. Em sete anos, Oreco foi um dos mais encantadores jogadores que já atuou pelo clube, conquistando cinco títulos estaduais (1950-1951-1952-1953-1955). A atuação pelo Inter de Porto Alegre rendeu bons frutos. Em 1956, representou a Seleção Brasileira no Pan-americano disputado na Cidade do México. E de lá saiu campeão.

Oreco, Vergara e Florindo defendendo as cores do Internacional em 1950. Foto: Divulgação arquivo/Internacional

Em 1957, Oreco foi vendido ao Sport Club Corinthians Paulista. Osvaldo Brandão, ex-Inter e treinador do Corinthians da época, foi quem levou o canhoto habilidoso a São Paulo. Neste período, o jogador passou a atuar como zagueiro. Com boas atuações, Oreco chegou à Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O time na época comandado por Vicente Feola saiu campeão da Taça Jules Rimet. Contudo, ao disputar a titularidade com Nilton Santos, Oreco acabou o torneio sem jogar nenhuma partida.

Foto: Arquivo Corinthians

Na Copa seguinte, em 1962, Oreco estava mais uma vez com seu nome cotado para defender as cores da Seleção. No entanto, uma lesão acabou com os planos do jogador de atuar novamente pela amarelinha. Ele também defendeu dois clubes do exterior, Club Deportivo los Millonarios (Colômbia) e Deportivo Toluca, onde foi bicampeão mexicano (1967 e 1968). Encerrou sua carreira nos Estados Unidos no Dallas Tornado em 1971.

Oreco morreu em 3 de abril de 1985, na cidade de Ituverava, em São Paulo, fazendo o que mais gostava. Foi vítima de infarto agudo do miocárdio, enquanto jogava uma partida de veteranos. Seu corpo foi velado no Parque São Jorge. Até hoje Waldemar Rodrigues Martins é lembrado como o único santa-mariense a defender a Seleção Brasileira. E agora, também será lembrado como o único a defender a Seleção ao lado do Rei do Futebol.

Foto:Acervo do Museu Paulista da USP

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estrada de Silveira Martins a Vale Vêneto tem obras e um impasse Anterior

Estrada de Silveira Martins a Vale Vêneto tem obras e um impasse

Próximo

Governador Eduardo Leite já escolheu 21 secretários

Geral