Com 100% das urnas apuradas no Estado para a disputa a governador, é possível fazer algumas constatações. A principal delas é que a Região Central votou dividida neste pleito. Os três candidatos que lideraram a disputa fizeram quantidades de votos semelhantes ao considerar os 39 municípios do centro do Rio Grande do Sul.
O candidato a governador mais votado foi Onyx Lorenzoni (PL), seguido de Edegar Pretto (PT) e Eduardo Leite (PSDB). No entanto, o petista foi o mais votado em 17 municípios, enquanto o candidato do PL conquistou 14 cidades, e o tucano outras 7. O candidato Roberto Argenta (PSC), que acabou na quinta colocação, conseguiu conquistar a maioria dos votos em São João do Polêsine. A informação errada de que Bolsonaro havia vencido em Caçapava do Sul foi corrigida às 8h30min do dia 4 de outubro.
Leia também:
Santa Maria e região elegem 3 deputados estaduais e 2 federaisVeja o que falaram Lula e Bolsonaro após o resultado do primeiro turnoOnyx e Leite disputam o segundo turno das eleições para o governo do Estado
Apesar da expressividade do partido Progressistas na região, o candidato da sigla, Luis Carlos Heinze, conquistou apenas 28 mil votos nas 39 cidades, e acabou a disputa geral na quarta posição.
No voto para presidente, os dois candidatos que disputam o segundo turno tiveram uma diferença de 17.513 votos. Na região, Lula recebeu 56,41% dos votos, e Bolsonaro 43,59%.
Confira abaixo como cada uma das 39 cidades do centro do Estado votaram para presidente e governador.
Agudo
Caçapava do Sul
Cacequi
Cruz Alta
Dilermando de Aguiar
Dona Francisca
Faxinal do Soturno
Formigueiro
Itaara
Ivorá
Jaguari
Júlio de Castilhos
Mata
Nova Esperança do Sul
Nova Palma
Paraíso do Sul
Restinga Sêca
Rosário do Sul
Itacorubi
Jari
Lavras do Sul
Pinhal Grande
Quevedos
Santana da Boa Vista
Santa Maria
Santa Margarida do Sul
Santiago
São Francisco de Assis
São Gabriel
São João do Polêsine
São Pedro do Sul
São Martinho da Serra
São Sepé
São Vicente do Sul
Silveira Martins
Toropi
Tupanciretã
Unistalda
Vila Nova do Sul
Leia todas as notíciasLeia todas as notícias sobre as Eleições 2022