Na manhã desta sexta-feira (29), a palestra de lançamento do Comitê Pelo Meio Ambiente, que trouxe o ambientalista Claudio Langone, reuniu dezenas de pessoas e entidades de Santa Maria para discutir problemas ambientais da cidade, como a não existência de uma coleta seletiva, e pensar em soluções em conjunto com a comunidade. O evento foi realizado na sede do Grupo Diário.
No auditório do Diário de Santa Maria, estiveram presentes cerca de 80 pessoas, que eram representantes de órgãos públicos, integrantes do Comitê, como a diretora de jJornalismo do Grupo Diário, Fabiana Sparremberger, o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Franciscana (UFN), Marcos Alexandre Alves, e a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) de Santa Maria, Nídia Heringer.
Leia mais sobre o Comitê Pelo Meio Ambiente:
Conheça as propostas do ambientalista Claudio Langone para o desenvolvimento sustentável de Santa MariaIntegrantes reafirmam compromisso com o Comitê Pelo Meio AmbienteConceito da marca traz sustentabilidade, representação e autenticidade Comitê pelo Meio Ambiente é lançado nesta sexta-feira em Santa MariaConfira como foi o lançamento do Comitê Pelo Meio Ambiente
Ambientalista Claudio Langone durante palestra.
Já em um segundo momento, o ambientalista Claudio Langone deu início a palestra que foi transmitida pela TV Diário, Rádio CDN e pelas redes sociais do Diário. Langone é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entre suas atuações, o ambientalista foi presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em 2001, e secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, entre 2003 e 2007.
Para o ambientalista, a criação de um comitê permanente com a participação do poder público municipal, órgãos públicos, instituições de Ensino Superior e sociedade civil organizada, foi o primeiro passo para a consolidação de medidas de curto, médio e longo prazo capazes de promover o desenvolvimento sustentável no Coração do Rio Grande.
– Até há poucos anos, o espaço que o meio ambiente tinha na mídia eram em pautas que falavam que a legislação ambiental atrapalhava o desenvolvimento, impedia grandes construções. Hoje, vemos que isso é diferente, e a difusão da informação de qualidade é um dos primeiros passos para pensarmos em desenvolvimento sustentável – afirmou Claudio Langone.
Assista abaixo a transmissão completa do lançamento:
Leia também:
Aterro sanitário enterra cerca de 15 mil toneladas de lixo urbano por mêsLicitação deve prever a troca dos 600 contêineres de lixo em Santa MariaEm 2021, MPT identificou 24 casos de trabalho infantil na coleta de lixo pelas ruas de Santa MariaDa coleta ao descarte, o drama sem fim do lixo urbano em Santa MariaPor que o Cadena não poderia ter uma ecobarreira para retirar o lixo, como existe em Porto Alegre?7,5 toneladas de lixo são retiradas dos bueiros por diaEm Santa Maria, saiba como dar o destino correto ao seu lixo
Comitê Pelo Meio Ambiente
Integrantes do Comitê no auditório do Diário.
O Comitê foi idealizado no final de junho deste ano. Ao longo dos últimos dias, várias entidades e instituições foram convidadas a participar da solenidade de lançamento do comitê. O objetivo é apresentar a proposta e, também, buscar novas adesões para contribuir com a iniciativa. O grupo está aberto para que novos integrantes possam ingressar no projeto e trabalhar nas ações propostas.
Nos próximos dias, semanas, meses e anos, o Comitê estará ativo para receber demandas, discutir ideias, propor mudanças e, mais que isso, colocar-se à disposição da sociedade para, de forma conjunta, implantar alternativas para uma Santa Maria mais comprometida com o meio ambiente. A partir deste entendimento, o Comitê tem o slogan “Compromisso permanente com o futuro”.
Veja mais sobre o Comitê Pelo Meio Ambiente
Leia todas as notícias