Uma das tradicionais competições do Corpo de Bombeiros, o Bombeiro de Ferro, realizada na manhã deste sábado, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, chamou a atenção de quem passava pelo local. Famílias, alunos de escolas e de diferentes bairros assistiam atentos às provas que envolviam agilidade, força e resistência.
Bombeiros resgatam estudantes que se perderam em cascata em Itaara
Essa foi a primeira vez em que a competição é aberta ao público da cidade, já que nas edições anteriores, o evento ocorria dentro de quartéis.
Participaram representantes de Santa Maria, São Gabriel e Santiago, entre eles, nove homens e uma mulher.
Segundo o comandante do 1º subgrupamento de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, major Iremar Nogueira Charopem, o evento que existe há mais de 20 anos no Estado, integra a Semana de Prevenção a Incêndios, além de celebrar o Dia do Bombeiro, comemorado em 2 de julho.
Algumas cidades da região poderão ficar sem policiamento a partir de 2018, diz comandante do CRPO
– Escolhemos o sábado porque sabemos que a população do Centro e dos bairros costuma sair. Queremos que todos saibam como são executadas nossas atividades, que não são nada fáceis – salientou Major Charopem.
A prova
Dividas em seis etapas, a prova teve atividades de deslocamento de peso, subida em escada de 20 metros de altura, simulação de evacuação de vítima e primeiros-socorros. Os competidores tinha de içar mangueiras que pesam até 6 kg e carregar pesadas bombonas de Líquido Gerador de Espumas (LGE), utilizado para combater focos de incêndios por abafamento.
Os três primeiros lugares ganharam um troféu. O vencedor também ganhou uma bicicleta, além de garantir a participação na Feira Nacional de Bombeiros (Fenabom), que ocorre em Florianópolis (SC), em outubro.
Confira a classificação:
1º lugar – soldado Gaspar de Moura, de Santiago
2° lugar – soldado Lucas Cecchim Marafiga, de Santa Maria
3º lugar – sargento Evandro Leal, de Santa Maria