Comandante Nádia desiste de disputa ao Senado

Igor Müller

Comandante Nádia desiste de disputa ao Senado
Foto: PG Alves (Divulgação)

A candidata Comandante Nádia (PP) anunciou nesta quinta-feira (29) que está deixando a disputa por uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa em um hotel de Porto Alegre, três dias antes das eleições. O anúncio foi feito ao lado de Hamilton Mourão, que concorre à vaga de senador pelo Republicanos

A ex-comandante da Brigada Militar sai da disputa pedindo para que seus eleitores apoiem Hamilton Mourão. O objetivo é de que o movimento impeça uma eventual eleição de Olívio Dutra (PT), que, conforme a mais recente pesquisa Ipec, lidera os índices de intenção de voto. Na terça-feira (27), Nádia se reuniu com Mourão e ouviu dele um apelo para que desistisse da candidatura para apoiá-lo, em uma interpretação particular do “voto útil”.

— Não quero de forma alguma a esquerda no Senado — disse Nádia na coletiva, afirmando ainda ter “certeza de que os votos serão migrados para o candidato Mourão”.

Leia também:

O que fazem os deputados, senadores, governadores e presidente? Diário Explica EleiçõesO que o eleitor precisa saber antes de ir votar no próximo domingoRádio CDN entrevista candidatos ao Senado

Na coletiva, Mourão agradeceu o apoio recebido e afirmou que Nádia “sai dessa eleição maior do que quando entrou”. O candidato e vice-presidente da República disse ainda que o gesto da agora ex-postulante ao Senado “ficará marcado na história do Estado”.

— Essa é uma união pragmática em torno do nosso objetivo comum, de termos alguém no Senado com o nosso pensamento. Se fosse a situação inversa, isso também aconteceria — declarou Mourão.

Apesar da desistência, o nome da Comandante Nádia seguirá na urna eletrônica, pois não há tempo hábil de alterar no sistema. Os votos computados para ela, porém, serão anulados na contagem.

Lideranças progressistas anunciam apoio a Ana Amélia

A renúncia da Comandante Nádia em prol do general Mourão causou um racha no Progressistas. Logo depois de a vereadora oficializar sua decisão, lideranças do partido anunciaram apoio à ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), que até o início deste ano estava filiada à sigla. O apoio foi formalizado na tarde de quinta com a presença de Ana Amélia.

O grupo é liderado pelo prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. Segundo ele, “o apoio a Ana Amélia é uma manifestação simbólica que representa muitas lideranças que gostariam de estar conosco, mas por questão de distância não conseguiram se fazer presente de última hora”. E acrescentou: “Meu voto é da Ana Amélia para que volte a ser nossa senadora. Além da capacidade e do trabalho já demonstrados, especialmente em defesa dos municípios, é a única que reúne todas as condições para agregar uma fatia importante do eleitorado e evitar a tragédia de entregarmos mais uma cadeira do Senado para o PT/PSol”.

Ana Amélia agradeceu a confiança dos ex-companheiros. “Agradeço aos ex-correligionários que estão novamente ao meu lado. Tenho enorme carinho pela família progressista, com quem sempre mantive uma relação muito próxima, de muito trabalho e produtividade. Essa manifestação de apoio reforça o sentimento de que somente a minha candidatura pode vencer o mandato coletivo do Olívio com o Robaina e o PSol”, afirmou Ana Amélia.

*Com informações de GZH

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mostra das Profissões abre as portas da UFN nesta sexta-feira Anterior

Mostra das Profissões abre as portas da UFN nesta sexta-feira

Rede gaúcha que vai assumir o Maxxi abrirá 50 novos empregos em Santa Maria Próximo

Rede gaúcha que vai assumir o Maxxi abrirá 50 novos empregos em Santa Maria

Geral