afogamento

Comandante dos Bombeiros orienta a forma correta de realizar um salvamento de afogamento

Com a chegada do calor e das altas temperaturas registradas nessa época do ano, é comum que as pessoas procurem mais pelos rios e cachoeiras para se refrescar. Mas o lazer na água deve ser associado a outro tema essencial: a segurança e a prevenção de afogamentos. Em entrevista à Rádio CDN, no programa Bom Dia Cidade, o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros, José Carlos Sallet falou sobre os casos registrados na região e quais as formas de salvamento adequadas.

Somente no último final de semana, foram registradas duas mortes por afogamento, nos municípios de São Sepé e Capão do Cipó, que aumentam nesta época do ano, em decorrência das altas temperaturas. Sallet elenca os principais cuidados que a população deve ter ao tomar banho em mananciais, sejam rios, lagos, cachoeiras ou qualquer fonte de água:

- Nós temos que ter atenção nas condições que esse manancial oferece. Jamais devemos entrar em um manancial que não conhecemos, ou alcoolizados, e acima de tudo, não devemos entrar em um manancial que não tenha presença de guarda-vidas. Essas condições podem ser decorrer a um afogamento.

82% dos adolescentes atendidos pelo Cededica são recuperados e não cometem mais atos infracionais

O comandante também ressalta que apenas realizem salvamento as pessoas que tenham treinamento adequado para isto, pois o risco de afogamento duplo é grande. Nesses casos, ele aconselha que seja alcançado qualquer objeto que possa proporcionar sustentabilidade, e explica o motivo:

- O que podemos fazer é pegar um pedaço de madeira, uma garrafa pet ou qualquer objeto flutuante e jogar para a pessoa que está se afogando. Mas nunca ir até ela, porque o instinto de quem está se afogando é buscar apoio em algo, seja um pneu, uma corda ou uma pessoa.

OPERAÇÃO VERÃO
Para a próxima estação, o Corpo de Bombeiros já se prepara para reforçar a presença de guarda-vidas no litoral gaúcho e em oito balneários na região. Segundo o comandante, a operação deve iniciar no penúltimo final de semana do mês de dezembro.

FIQUE SEGURO 
Confira as dicas para evitar afogamentos 

  • Nunca entre em um rio ou cachoeira que você ainda não conhece 
  • Se tomou bebida alcoólica, não entre na água 
  • Procure locais de banho onde há presença de guarda-vidas 

*Colaborou Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dores Praia Park abre oficialmente a temporada de verão

Próximo

82% dos adolescentes atendidos pelo Cededica são recuperados e não cometem mais atos infracionais

Geral