covid-19

Com filas durante a madrugada, começa vacinação de adolescentes em Santa Maria

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Fila na Rua Floriano Peixoto às 8h30min

A primeira ação de vacinação para adolescentes sem comorbidades em Santa Maria teve filas durante a madrugada. A procura foi grande em todos os pontos de vacinação para as 4,4 mil doses de vacina disponibilizadas até o meio-dia. Apesar da grande procura, três pontos de vacinação não registravam mais filas às 11h20min: Margarida Lopes, Augusto Ruschi e Manoel Ribas.

- Já aconteceu antes. Quando a gente começa com uma nova faixa etária, a procura é sempre grande. Nós temos um limite, até por conta do quantitativo que recebemos, e todos os locais já estão com as fichas praticamente distribuídas, e estamos avaliando para colocar um pouco mais doses nesses locais - disse a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, por volta de 9h.

Especialistas falam até quando uso de máscara será necessário

Mais ações de vacinação para adolescentes estão previstas para a próxima semana. O calendário completo será divulgado na tarde deste sábado.

ADOLESCENTES MADRUGARAM
Já por volta de 1h, a fila no Colégio Marista Santa Maria, na Rua Floriano Peixoto, avançava pela calçada da Rua Tuiuti. Muitos dos adolescentes foram acompanhados pelos pais ou amigos. Ao amanhecer, a fila já chegava na Rua Serafim Valandro. Milene Fernanda, de 16 anos, chegou na fila às 2h acompanhada de amigas. Ela se vacinou sete horas depois, por volta de 9h.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Pela primeira vez, adolescentes sem comorbidades foram imunizados em Santa Maria

- Foi bem cansativo, bastante sono, mas estou vacinada. Foi difícil, mas estou feliz por ter me vacinado - relata.

O movimento também era intenso no Colégio Manoel Ribas, onde a fila ocupou todo o quarteirão durante a madrugada. Os amigos Lorenzo Tascheto e Giovana Giuliani, de 17 anos, planejaram a espera no dia anterior e chegaram por volta das 6h. Eles receberam a ficha 601 e 602 e foram imunizados às 9h30min.

VÍDEO: Escola Sergio Lopes, no Bairro Renascença, está sem luz há duas semanas

- Valeu a pena. Agora, com a vacina, vai dar tudo certo. O que mais espero é que a gente possa aproveitar a vida como era antes e se livrar dessas máscaras - disse Giovana.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Lorenzo e Giovana chegaram na fila do Colégio Manoel Ribas por volta de 6h

MAIS DOSES

Na próxima semana, o Rio Grande do Sul vai distribuir mais 444 mil doses Pfizer e da AstraZeneca/Fiocruz aos municípios. As vacinas são destinadas à vacinação de reforço dos idosos, primeira dose dos adolescentes e segunda dose da população acima de 18 anos.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

É depressão, tristeza ou quadro depressivo?

Ministro da Defesa visita a Capital dos Blindados Próximo

Ministro da Defesa visita a Capital dos Blindados

Geral