Com cerca de 95% dos serviços concluídos, obra para recuperar a drenagem na Avenida Dores está na fase final

Com cerca de 95% dos serviços concluídos, obra para recuperar a drenagem na Avenida Dores está na fase final

Foto: Marcelo Oliveira (prefeitura de Santa Maria)

A obra para recuperar a drenagem pluvial em trecho da Avenida Dores entrou na fase final. Com cerca de 95% dos serviços concluídos, nesta etapa estão em andamento a construção da calçada, dos meios-fios e do muro, além de arremates. Após, será executada a parte da pavimentação asfáltica para restabelecer totalmente a trafegabilidade na via. A previsão de término é para o mês de fevereiro.

O local fica próximo à rotatória que dá acesso à Alameda Buenos Aires, e segue sinalizado em meia pista, no sentido Centro-Bairro. Durante a execução da obra, poderá haver bloqueio total na avenida, conforme houver necessidade. A empresa F.Z. Construções é a responsável pela obra.

​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Entenda a situação

Depois de dias intensos de chuva em setembro do ano passado, foi constatada uma situação crônica no sistema pluvial próximo à rotatória da Avenida Dores, pois houve a ruptura da rede antiga de drenagem pluvial, cerca de 7 a 8 metros de profundidade. Isso causou a erosão no canteiro com risco de desabamento de uma parte da pista

Além disso, o deságue estava prejudicando a parte estrutural da fundação de um prédio próximo. A intervenção de maneira emergencial foi para verificar a situação e buscar a solução do problema. A rede foi consertada para não haver risco de colapso, inclusive da pista na Avenida Dores.

Foto: Marcelo Oliveira (prefeitura de Santa Maria)

O que foi feito

Desde outubro de 2023 ocorrem diversos serviços de manutenção e a colocação de tubulação para dar vazão à água da chuva. Em novembro, o trabalho se concentrou na perfuração de um túnel abaixo da avenida para a passagem dos tubos. Foi realizada a escavação para colocar a tubulação (canos pead – plástico) por um método não destrutivo sob a avenida, para eliminar o risco de problemas.

O trabalho consistiu na construção da rede com canos pead – plástico, sendo 84 metros de Diâmetro Nominal (DN) 600 milímetros, e tubulação em concreto de 121 metros de DN 400 milímetros. No terreno ao lado da avenida houve também a substituição da tubulação para que a água da chuva possa escorrer e seguir seu curso natural até uma sanga existente.

Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conheça Graciolina da Rosa Nunes, moradora de Santa Maria que completou 108 anos nesta quinta-feira Anterior

Conheça Graciolina da Rosa Nunes, moradora de Santa Maria que completou 108 anos nesta quinta-feira

Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na próxima quarta-feira Próximo

Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na próxima quarta-feira

Geral