Colorindo futuros: 17 mulheres se formam em curso de pintura no Bairro Passo das Tropas

Colorindo futuros: 17 mulheres se formam em curso de pintura no Bairro Passo das Tropas

Fotos: divulgação

As oficinas foram dedicas a mulheres do Bairro Passo das Tropas

No Bairro Passo das Tropas, 17 mulheres colocaram a mão na massa, ou melhor, na tinta, e se dedicaram ao aprendizado das técnicas de pintura. Agora, neste sábado (30), irão receber os certificados de conclusão do projeto “Minha Casa Mais Colorida” em uma solenidade de formatura, que terá como paraninfo da turma o empresário Gustavo Jobim. A iniciativa promoveu oficinas de capacitação na área da pintura de alvenaria, com o objetivo de estimular o protagonismo feminino, a geração de renda e o empreendedorismo. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O projeto foi direcionado a moradoras do Bairro Passo das Tropas, afetado pelas enchentes de maio de 2024, onde diversas residências foram danificadas pela chuva. Com isso, a proposta buscou, não apenas oferecer qualificação profissional, mas também contribuir com o processo de reconstrução das casas e da autoestima das participantes. Passa, ainda, pelo protagonismo feminino em áreas historicamente predominada por homens, como explica a idealizadora do projeto, Iara Druzian: 

– O curso ofereceu capacitação para o mercado de trabalho e também proporcionou autonomia para as mulheres aplicarem os conhecimentos em suas próprias casas e na comunidade, gerando bem-estar nos ambientes em que passam boa parte do tempo.


Capacitação técnica e humana

Durante as oficinas, que tiveram a carga horária de 40 horas, as alunas aprenderam, na prática e na teoria, as técnicas fundamentais para pintura de paredes. Além do conteúdo técnico, o curso contou com uma palestra sobre autoestima e postura profissional, ministrada pela Dra. Carla Fronner, como parte do objetivo de fortalecer o aspecto humano das participantes. ​Todas as instrutoras envolvidas na formação eram mulheres.

– Trata-se de uma profissão que sempre foi desenvolvida por homens, e, na verdade, as mulheres têm muita capacidade para realizar este trabalho que requer muitos detalhes – afirma Iara.

As atividades incluíram a pintura do salão da comunidade São Gabriel


Protagonismo feminino

O projeto “Minha Casa Mais Colorida” nasce em resposta a dados que evidenciam a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, desde 2012, a taxa de desemprego entre mulheres é superior à dos homens. Nesse sentido, a organização ressalta que ser mulher empreendedora significa investir tempo e esforço para gerar valor em diferentes espaços, seja como empresária, em cargos de liderança ou à frente de iniciativas sociais e culturais.

Quando mulheres alcançam a autonomia financeira, não precisam mais se submeter a relacionamentos abusivos e violentos, pois não dependem mais de terceiros para buscar o seu sustento – destaca o material de divulgação do projeto.


Apoio do Lions Clube Santa Maria Medianeira

O projeto foi proposto pelo Lions Clube Santa Maria Medianeira, um clube de serviço formado exclusivamente por mulheres, que, em 2025, completa 25 anos de atuação. A entidade integra a estrutura do Lions Clube Internacional, presente em 200 países com mais de 49 mil unidades. 


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Procuradoria Especial da Mulher de Santa Maria soma mais de 50 atendimentos em três anos e promove ações no Agosto Lilás Anterior

Procuradoria Especial da Mulher de Santa Maria soma mais de 50 atendimentos em três anos e promove ações no Agosto Lilás

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira Próximo

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira

Geral