Coleta Seletiva começa dia 8 de maio em Santa Maria para regiões e públicos específicos

Coleta Seletiva começa dia 8 de maio em Santa Maria para regiões e públicos específicos

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O novo modelo de coleta seletiva já tem data para começar a funcionar em Santa Maria. A partir do dia 8 de maio devem ocorrer as primeiras mudanças na forma de descarte, recolhimento e destinação dos resíduos recicláveis. Neste primeiro momento, o serviço será destinado apenas para 12 bairros, além de dois públicos específicos: condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais localizados em qualquer área da cidade. A expectativa é coletar cerca de 100 toneladas de recicláveis por mês. Com o tempo, a ideia é ampliar o sistema para atender toda a população.

A implementação desse novo modelo foi possível porque a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) de Santa Maria conseguiu licença ambiental, ou seja, a Asmar vai seguir com o trabalho que já vinha fazendo, mas, agora, de forma regulamentada, garantindo benefícios econômicos e sociais para os trabalhadores e para a sociedade. A partir do licenciamento, também tornou-se viável a assinatura de um contrato, de R$ 70 mil mensais, de prestação de serviços entre a Asmar e a prefeitura para a coleta seletiva. O valor inclui o pagamento dos cerca de 30 trabalhadores.

– Conseguimos a licença com o apoio do Ministério Público e, com isso, sonhamos com uma melhora. O contrato vai trazer para os associados uma garantia de melhor sobrevivência, de qualidade de vida e, principalmente, o reconhecimento do trabalho de mais de 30 anos da Asmar. Queremos que a Asmar cresça cada vez mais para podermos ter equipamentos de qualidade, um bom espaço físico para o pessoal trabalhar e dar um retorno para a sociedade do que estamos fazendo. Nada disso estaria acontecendo sem nós, porque sem catadores não haveria coleta seletiva – relata Margarete Vidal, coordenadora da Asmar.

Os detalhes da coleta seletiva foram apresentados nesta terça-feira (18) pela prefeitura de Santa Maria em evento no Itaimbé Palace Hotel. Na oportunidade, estiveram presentes representantes do Executivo, da Câmara de Vereadores, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar), do Comitê pelo Meio Ambiente, da Cone Sul, da Sustentare Saneamento, do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Cooperativa de Trabalho de Recolhimento de Inservíveis Reciclados (Crir) e demais pessoas interessadas na temática.

– O principal ponto é entender a mudança maior de que agora temos um contrato de prestação de serviço oficial. Vamos destinar de forma organizada, vamos pagar pelo serviço e, com isso, conseguimos garantir que ele é sustentável para a Asmar. Com o contrato, garantimos que o serviço vai acontecer, não importa a eficiência que ele tenha no início. Com o tempo, o contribuinte vai se acostumar – afirma o engenheiro civil Ivan Nazaroff, superintendente de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto.

Na oportunidade, a prefeitura também lançou uma versão atualizada do site do Descarte Legal. A iniciativa foi criada em 2019 e tinha como objetivo oferecer uma lista com os espaços que recebiam o descarte de bens inservíveis. Agora, o programa passa a abranger todas as ações de coleta de resíduos sólidos em Santa Maria. A plataforma traz informações sobre descarte correto de resíduos e, ainda, um canal direto (Linha Verde) para agendamentos de recolhimento de recicláveis.

Como será a coleta seletiva

Santa Maria vai contar com dois sistemas diferentes para o recolhimento dos resíduos sólidos urbanos: coleta seletiva e coleta domiciliar.

A coleta domiciliar é a que a população está acostumada: convencional nos bairros e com contêineres no Centro. Isso deve seguir ocorrendo nos bairros, por exemplo, mas agora em dias escalonados durante a semana, e não mais diariamente como era o serviço até então. No próximo mês, concomitantemente, entra em funcionamento a coleta seletiva.

Dentre os 42 bairros existentes em Santa Maria, 12 serão atendidos nesta primeira fase de implementação. Nestes locais, cada morador terá a responsabilidade de separar corretamente os resíduos, colocando-os em frente às suas casas. A Asmar vai passar semanalmente recolhendo os recicláveis. Em várias regiões, a associação já faz esse serviço com a comunidade. Os rejeitos e os orgânicos dos bairros seguem sendo coletados pela Sustentare, empresa que realiza o encaminhamento do lixo para o aterro sanitário.

Na área central, maior geradora de lixo de Santa Maria, os 600 contêineres brancos vão seguir sendo utilizados, sob responsabilidade da empresa Cone Sul. A mudança é que, agora, condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais do Centro e/ou qualquer região do município poderão realizar agendamento para a coleta dos recicláveis também pela Asmar.

Com a implantação desse novo modelo, a prefeitura tem perspectiva de começar a recolher cerca de 100 toneladas de resíduos recicláveis por mês na fase inicial.

– Hoje, a Asmar trabalha com um universo de 80 toneladas por mês. Vamos continuar atendendo Camobi, que é uma área que a Asmar já atende, mas agora de forma completa. Tancredo Neves e Pinheiro Machado também são áreas que estão acostumadas com a coleta. Então, estamos supondo que vai aumentar [de resíduos] em torno de 10% a 15% nesta fase inicial. Esperamos que tenhamos uma contribuição inicial das novas regiões, mas trabalhamos com visão pessimista do sistema, até para ser bem realista – explica Ivan Nazaroff.

A expectativa é de que a coleta seletiva seja ampliada para mais regiões de Santa Maria. Contudo, ainda não há previsão de quando isso deve acontecer. Conforme Nazaroff, é necessário avaliar como a população vai se adequar ao sistema, analisando a quantidade e a qualidade dos resíduos. Após, será possível estudar a ampliação da coleta seletiva.

E o lixo orgânico?

– Para implementar uma coleta orgânica, além de toda parte da educação ambiental, precisamos, no mínimo, duplicar o sistema de coleta porque teríamos que passar diariamente na casa do contribuinte. A coleta orgânica é necessária em Santa Maria, mas não da forma tradicional, exige toda uma criação de um sistema que é complexo demais para um atendimento a curto prazo. É um pensamento para daqui cinco ou dez anos a partir de agora. O passo da coleta seletiva dá um início para todas essas ideias e o universo da educação ambiental – esclarece Ivan Nazaroff.

Educação ambiental: população precisa aderir e apoiar a coleta seletiva

O consenso entre o poder público e a Asmar é que a população também tem papel fundamental para que a coleta seletiva funcione de forma efetiva em Santa Maria. O primeiro passo é separar corretamente os resíduos sólidos nas residências e buscar o destino correto do descarte.

O que você pode descartar na coleta seletiva

  • Materiais que não estão listados podem ser configurados como lixo comum ou necessitam de disposição diferente. Se o material estiver contaminado com resíduos orgânicos, ele não será coletado.
  • Plásticos em geral: copos, garrafas, sacos/sacolas, embalagens pet (de refrigerante, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC e embalagens de produtos de limpeza
  • Papel e papelão: jornais e revistas, folhas de papel, cartolinas e papel-cartão, rascunhos. Importante: não amasse nem molhe os papéis
  • Vidros: embalagens de vidro em geral (garrafas, copos, frascos de remédios vazios). Lembre-se de embrulhar bem os vidros quebrados em caixas ou garrafas pet para evitar acidentes
  • Metais, alumínio e aço: panelas, torneiras, latas de refrigerante e de cerveja (livres de resíduos contaminantes e tóxicos), ferragens, chapas, cobre, embalagens de marmitex (sem resíduos orgânicos), tubos de desodorante e enlatados
  • Sucatas: de ferro, cobre e arame
  • Embalagens de Tetra Pak: embalagens de suco, leite e iogurte
  • Óleo de cozinha: devidamente acondicionado em garrafas pet, bem fechadas
  • Eletrônicos: CPU’s, estabilizadores, nobreaks, placas eletrônicas em geral, celulares, tablets, notebooks, fios e impressoras

Para incentivar a aderência dos cidadãos à coleta seletiva, a prefeitura pretende realizar uma campanha de educação ambiental nas escolas.  A movimentação em torno destas ações de conscientização devem ter início a partir de maio. Por enquanto, também está sendo estudado a possibilidade de criar uma parceria ou convênio com instituições de Ensino Superior para fazer ações porta a porta, ou seja, dialogando diretamente com os moradores da cidade.

Cronograma coleta seletiva

Nos bairros

A partir do dia 8 de maio, o serviço porta a porta, um caminhão da associação que passa semanalmente em bairros do município coletando os resíduos propriamente armazenados e dispostos em frente aos imóveis, será ampliado. Veja abaixo os dias da passagem dos caminhões.

  • Tancredo Neves – segunda-feira e quarta-feira – coleta de dia
  • Camobi – terça-feira , quinta-feira e sábado – coleta de dia
  • Pinheiro Machado – quarta-feira e sexta-feira – coleta de dia
  • Nsª Mediandeira – segunda-feira – coleta noturna
  • Nsª de Lourdes – terça-feira – coleta noturna
  • Nonoai – quarta-feira – coleta noturna
  • Noal – quarta-feira – coleta noturna
  • Nsª das Dores – quinta-feira – coleta noturna
  • Patronato – sexta-feira – coleta noturna
  • Duque de Caxias – sexta-feira – coleta noturna
  • Menino Jesus – sábado – coleta noturna
  • Nsª do Rosário – sábado – coleta noturna

Regras para condomínios

Para que a coleta seletiva ocorra em um condomínio residencial, é necessário seguir o seguinte regramento:

  • O condomínio deve ter contêineres para resíduos recicláveis, devidamente identificados e no padrão estabelecido pela associação
  • O condomínio deve seguir as regras de separação de lixo, pois havendo mistura de resíduos, a associação não realizará a coleta
  • O contêiner de resíduo reciclável deve ser colocado em local de fácil acesso e manuseio pelos coletores
  • O condomínio deve ter uma pessoa responsável para acompanhar o recolhimento dos resíduos
  • Após atender às solicitações citadas acima, o condomínio deve solicitar à associação que faça uma visita técnica para verificar se todas as condições acima foram atendidas. Somente depois dessa vistoria técnica, o condomínio será incluído na escala de Coleta Seletiva

Coleta domiciliar

Convencional

Esta modalidade já é conhecida pela população, com caminhões de lixo passando em frente aos imóveis, recolhendo os resíduos e os levando diretamente ao aterro sanitário. Conheça o cronograma válido a partir da próxima terça-feira (25).

Bairros com coleta diurna (*6h às 14h20min)

  • Camobi, Cerrito – segunda, quarta e sexta-feira
  • Diácono João Luiz Pozzobon – segunda, quarta e sexta-feira
  • Km 3, Pé de Plátano, São José – segunda, quarta e sexta-feira
  • Agro-industrial, Boi Morto – terça, quinta e sábado
  • Duque de caxias, Juscelino Kubitschek – terça, quinta e sábado
  • Noal, Nova Santa Marta, Patronato – terça, quinta e sábado
  • Renascença, São João, Uglione – terça, quinta e sábado
  • Pinheiro Machado nas regiões próximas ao Hospital Regional – terça, quinta e sábado

Bairros com coleta noturna (17h às 1h20min)

  • Campestre, Dom Anônio Reis – segunda, quarta e sexta-feira
  • Itararé, Lorenzi – segunda, quarta e sexta-feira
  • Menino Jesus, Nsª das Dores – segunda, quarta e sexta-feira
  • Nsª de Lourdes, Nsª do Rosário – segunda, quarta e sexta-feira
  • Pres. João Goulart, Tomazetti, Urlândia – segunda, quarta e sexta-feira
  • Carolina, Caturrita – terça, quinta e sábado
  • Chácara das Flores, Divina Providência – terça, quinta e sábado
  • Nonoai, Passo D’areia – terça, quinta e sábado
  • Nsª do Perpétuo Socorro – terça, quinta e sábado
  • Nsª Medianeira, Salgado Filho – terça, quinta e sábado

Distritos

  • Arroio Grande – terça-feira
  • Arroio do Só, Pais e Palma – quarta-feira
  • Boca do Monte e São Valentim – quinta-feira
  • Santo Antão – sexta-feira
  • Santa Flora e Passo do Verde – sábado

Conteinerizada

A coleta domiciliar conteinerizada abrange a região central do município. O sistema de contêineres oferece uma coleta 24h, permitindo ao contribuinte a disposição dos seus resíduos em qualquer momento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira a programação completa da 50ª Feira do Livro de Santa Maria, que começa no dia 28 de abril Anterior

Confira a programação completa da 50ª Feira do Livro de Santa Maria, que começa no dia 28 de abril

Inter-SM retoma treinos enquanto dirigentes participam de congresso da Copinha Próximo

Inter-SM retoma treinos enquanto dirigentes participam de congresso da Copinha

Geral