Colégio Pallotti Antônio Alves Ramos há 62 anos educando de maneira integral e humanizada

House

Colégio Pallotti Antônio Alves Ramos há 62 anos educando de maneira integral e humanizada
O Pallotti – Colégio Antônio Alves Ramos, localizado no bairro Patronato em Santa Maria – RS, comemora hoje, sexta-feira, 28 de abril, 62 anos de existência, educando seus alunos de maneira integral e humanizadora, sob a inspiração de São Vicente Pallotti. 

São mais de seis décadas de compromisso com a educação, promovendo ensino de qualidade, para estudantes dos níveis Infantil, Fundamental e Médio. 

“Ao completar mais um ano de existência, o sentimento é de gratidão. Parabéns a toda comunidade escolar do Pallotti CAAR. Agradecemos pelo empenho e dedicação de tantas pessoas que auxiliaram e auxiliam na construção desta história”, parabeniza o diretor da instituição, Padre Salvador Leandro Barbosa. “Por fim, nossa gratidão aos alunos e familiares que continuam confiando em nossa proposta pedagógica. Que São Vicente Pallotti abençoe a todos” 

História 

A história do Pallotti CAAR começa, na verdade, na criação do Patronato, em 1910, quando um grupo de benfeitores, liderado pelo Pe. Caetano Pagliuca e o Sr. Antônio Alves Ramos, começaram a articular a construção de um ambiente que pudesse acolher meninos órfãos e pobres. Os meninos tinham no Patronato, seu lar, onde recebiam assistência, alimentação e educação. 

Em 1929, além da formação intelectual, moral e religiosa, começam a ser oferecidos o ensino dos chamados ofícios: como alfaiataria, sapataria, marcenaria, tipografia, mecânica, entre outros. Com o passar do tempo, a partir da necessidade de aprimorar a formação e a preparação dos jovens para o trabalho, foi criado, no dia 28 de abril de 1961, o Ginásio Industrial Antônio Alves Ramos, que previa a formação escolar com ênfase no ensino profissionalizante. 

Assim, a partir dessa data, a instituição passa a oferecer formação escolar integral, de forma humanizadora, princípios que perpetuam até os dias atuais. Durante toda essa trajetória, muitas mudanças ocorreram junto à estruturação do Ensino a nível nacional, estando a escola sempre adaptada aos parâmetros da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e possibilitando aos alunos vivências humanas, cristãs e reflexivas sob a luz dos ensinamentos de São Vicente Pallotti. 

Educação humanizadora 

“Em nossa escola, estamos sempre preocupados em proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade, por meio de um ensino integral, dinâmico, humano e humanizador”, afirma a vice-diretora, professora Geonice Tonini Hauschildt. “Aqui, os estudantes possuem a oportunidade de desenvolver suas capacidades e individualidades, em um ambiente seguro e acolhedor”. 

O sistema de ensino utilizado na instituição é a Plataforma Educacional pH, reconhecida nacionalmente por sua excelência, conteúdo didático bem estruturado e grande número de aprovações. “Todo o conteúdo apresentado nos materiais didáticos buscam desenvolver da melhor forma o intelecto dos alunos, com aplicação de frequentes atividades avaliativas que procuram acompanhar e compreender como está a aprendizagem do educando”, declara a vice-diretora. 

O Colégio possui infraestrutura ampla e moderna para aprendizagem, lazer e práticas esportivas. Biblioteca infantil e juvenil para leitura, laboratórios de informática e ciências. Dispõe de Turno Inverso – que possibilita aos alunos o desenvolvimento de atividades e habilidades, como jardinagem, culinária, contação de histórias, informática, teatros, momentos de convivência e partilha, em um ambiente agradável, no contraturno escolar. Além de possibilitar atividades que visam o desenvolvimento socioemocional do aluno através da Pastoral e psicologia escolar. 

Novo Ensino Médio 

A escola está adaptada ao sistema do Novo Ensino Médio, no qual os estudantes possuem parte da carga horária destinada a aprofundar seus conhecimentos em áreas que possuem preferência e afinidade, desenvolvendo, a partir dos Itinerários Formativos, suas habilidades a fim de estarem mais próximos e preparados para o futuro. 

Outra novidade é a disciplina de Projeto de Vida, que, segundo a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Cláudia Vieira, é construída para colaborar com a formação dos estudantes e traz discussões sobre autoconhecimento, empreendedorismo, ensino superior, voluntariado e outros. 

“Além disso, o 3º ano do Ensino Médio possui uma parte revisional, conforme o material do Sistema pH, destinada a relembrar os conteúdos trabalhados nos três anos do Ensino Médio, que serão requisitados no Enem e vestibulares”, completa Cláudia. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mulher de 58 anos morre em acidente de trânsito em rodovia da região Anterior

Mulher de 58 anos morre em acidente de trânsito em rodovia da região

Próximo

Foragido é recapturado pela polícia no Loteamento Brenner em Santa Maria

Geral