Cinco produções de Santa Maria são
selecionadas para o Festival Assimetria

Leandra Cruber

Cinco produções de Santa Maria são<br>selecionadas para o Festival Assimetria

Foram divulgadas as 14 produções audiovisuais selecionadas para a 5ª edição do Assimetria, festival universitário de cinema e audiovisual, e, entre elas, cinco são de Santa Maria. Neste ano, além dos estados da Região Sul do Brasil, a competição contemplou, também, países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. A quinta edição do festival ocorre de 15 a 25 de junho, pelo YouTube. Durante este período, o público poderá votar nos melhores curtas por meio da curtida disponível na plataforma.

Muralismo para colorir a cidade: conheça o talento dos artistas de Santa Maria

Depois de duas edições em formato totalmente virtual, o Assimetria deste ano será híbrido, assim, as exibições serão realizadas no YouTube, nas redes sociais e nos campi da UFSM, em Santa Maria, e UFSC, em Florianópolis, em 29 e 30 de junho.

Nesta edição, cinco curtas-metragens de Santa Maria foram selecionadas para a mostra competitiva. O documentário Me Dá Um Dinheiro Aí e a produção experimental Sangria representam a UFSM. Já as ficções Sinais e Conexão Restabelecida, e o documentário Resiliência, são da UFN. Agora, o próximo passo é a avaliação de um júri formado por profissionais do cinema e audiovisual do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que vai selecionar os vencedores das três categorias (Ficção, Documentário e Experimental).

De acordo com Fernando Codevilla, coordenador do projeto Assimetria, a quinta edição registrou um número baixo de inscrições. Ao todo, foram 18 produções inscritas, das quais 16 foram validadas e duas eliminadas. Apesar disso, ele ressalta que os filmes aptos a participar da próxima fase da competição são de muita qualidade:

– Retornamos em um período pandêmico e as inscrições refletiram muito isso. Entendemos, também, que durante os anos de 2020 e 2021, que é o período que o festival abrange, foi praticamente impossível produzir audiovisuais. Por isso, acabamos abrangendo também filmes de 2019. Ainda assim, estamos contentes em poder integrar estudantes e profissionais do audiovisual na nova edição do festival.

Para artistas de Santa Maria, muralismo pode transformar a cidade

Além disso, o objetivo do Assimetria é promover o cinema no âmbito universitário realizado durante a pandemia e atrair olhares para o cinema regional. A iniciativa surgiu em 2018 como um projeto de extensão do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFSM e tem a parceria do curso de Cinema da UFSC.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cavalo morre ao ser atropelado na Faixa Nova em Santa Maria Anterior

Cavalo morre ao ser atropelado na Faixa Nova em Santa Maria

Jaqueline Silveira: Câmara solicitará perícia judicial para sede inacabada Próximo

Jaqueline Silveira: Câmara solicitará perícia judicial para sede inacabada

Geral