acolhimento

Casa de Saúde inaugura ambulatório para pessoas trans nesta terça

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Natalie Aires (Tempórea Comunicação)

A Casa de Saúde de Santa Maria vai abrir, nesta terça-feira, o primeiro ambulatório de especialidade no processo transexualizador do interior do Estado. O serviço, implementado com recursos estaduais do programa Assistir, é focado no atendimento clínico e psicossocial das pessoas que queiram fazer a transição de gênero com tratamento hormonal.

Santa Maria terá três dias com horário estendido para vacinação na semana

A equipe do ambulatório transexualizador é composta de médicos endocrinologista, psiquiatra, clínico geral, urologista, ginecologista, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e enfermeiro. Serão oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 240 consultas por mês, além de exames laboratoriais para 33 municípios da região de Santa Maria.

No Estado, hoje, existe um hospital habilitado para realizar a cirurgia de redesignação sexual, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e apenas uma vaga por mês. Em todo o país apenas cinco hospitais oferecem a cirurgia. Com os ambulatórios, vai ser possível organizar melhor a rede de atendimento a esses pacientes. Assim, só será encaminhado ao Clínicas quem vai efetivamente passar por um processo cirúrgico, mantendo quem tem interesse por fazer a transição apenas com uso de hormônios vinculados ao ambulatório.

A inauguração do ambulatório será às 11h desta terça-feira. As informações sobre o funcionamento da estrutura serão informadas à imprensa em uma coletiva no auditório do Hospital Casa de Saúde. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Contrato do transporte público é prorrogado por mais seis meses em Santa Maria

Próximo

Sinprosm protesta e pede reposição salarial à prefeitura

Geral