A Casa Papa Francisco está em preparação para começar a atender, diariamente, pessoas em vulnerabilidade situação social. O local, que poderá oferecer abrigo durante cerca de um mês para até 15 dependentes químicos, no momento realiza missões pelo Centro da cidade, enquanto aguarda a realização de reformas na cozinha, refeitório e lavanderia. A expectativa é de que, pelo menos, até o final de julho a casa já esteja atendendo em sua totalidade.
Além destas 15 pessoas, a casa vai oferecer refeições, roupas, cobertores e banho, para quem precisa de ajuda, mas que não vai ficar alojado.– Quem ficar um mês conosco, ao final desse prazo, vai ser enviado para uma chácara de recuperação, para que consiga sair do vício em drogas –diz o frei Galileu da Virgem de Nazaré, 34 anos.
Segundo o frei, na espera para receber a população, as missões têm ocorrido nas principais ruas do Centro da cidade, onde são entregues alimentos e cobertores.– Também estamos indo nas casas, entregando cestas básicas e rezando por estas famílias. Algumas pessoas já estão batendo em nossas portas e não negamos atendimento. Ajudamos com o que temos – explica.
Leia também:
Casa Papa Francisco vai acolher pessoas em situação de rua em Santa Maria
De acordo com a arquiteta Bianca Munaretto, as reformas são necessárias para trazer qualidade e funcionalidade ao local:– O espaço ainda é limitado, por isso estamos trabalhando no projeto para que esta estrutura receba, de forma adequada, este público que vamos receber – afirma.
O projeto contará com o trabalho de dois freis e pelo menos dois voluntários. Conforme frei Galileu, algumas pessoas já pedem para participar voluntariamente na casa. Ainda segundo ele, o projeto pede doações de eletrodomésticos e móveis para a casa de acolhimento.
Ligada a Arquidiocese de Santa Maria e a Fraternidade o Caminho, a casa leva esse nome porque foi inspirado pela ação do Papa Francisco que, desde 2015, disponibiliza uma lavanderia comunitária para a população carente de Roma. Em Santa Maria, a obra fica localizada na Rua Silva Jardim, 1704, Bairro Centro.
Ajude a casa
Conta Banco do BrasilAgência – 6918-7Conta Corrente – 6975-2
Mais informações
Endereço – Rua Silva Jardim, 1704, Bairro CentroTelefone – (51) 99334-6312 ou 3221 6622
Gabriel Marques, [email protected]
Leia todas as notícias