Fotos: Vinicius Becker (Diário)
Com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos e promover a responsabilidade social e ambiental entre os estudantes e servidores que utilizam os Restaurantes Universitários (RUs) I e II, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciou nesta segunda-feira (20) a campanha Desperdício Zero.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Atualmente, os restaurantes já adotam medidas para reduzir o desperdício, como o agendamento prévio das refeições e medições diárias de desperdício em todas as etapas, do pré-preparo aos restos deixados nos pratos, chamados de resto-ingesta. Agora, com a campanha, os estudantes podem conferir o “Desperdiçômetro”, uma balança física instalada na saída do RU, que exibe de forma visual a quantidade de comida desperdiçada na última sexta-feira (17). Também foi lançado um painel interativo com dados atualizados sobre refeições servidas e alimentos descartados em 2024 e até outubro deste ano. Além disso, usuários que entregarem o prato sem sobras recebem uma “estrelinha” e participam de sorteios de brindes imediatos e de premiações no dia 30 de outubro.

Combate ao desperdício alimentar

Atualmente, o Restaurante Universitário da UFSM serve, em média, mais de 10 mil refeições por dia. No RU I, são cerca de 3,5 mil a 4 mil almoços diários; no RU II, aproximadamente 3 mil. Além disso, são servidos cafés da manhã e jantares, que também entram no controle de desperdício.
Segundo dados disponíveis no painel da campanha, em 2024, os RUs serviram 1.601.754 refeições (café, almoço e janta), com 75,5 toneladas de restos alimentares. Até outubro deste ano, já foram servidas 1.354.402 refeições, com 108,9 toneladas de sobras.
Os restos de alimentos atualmente são destinados à alimentação animal, mas há projetos de pesquisa em andamento para aprimorar o reaproveitamento das sobras dentro da universidade.

De acordo com o diretor do Restaurante Universitário, Joeder Soares, o acompanhamento do desperdício já faz parte da rotina do RU e vem sendo aprimorado com medidas de planejamento e controle. Ele destaca que o RU realiza medições diárias de desperdício em todas as etapas do processo, desde o pré-preparo até os restos deixados nos pratos.
— Fazemos o acompanhamento do desperdício diário, já existe essa preocupação histórica aqui no restaurante, como a sistemática de planejamento das refeições com base no agendamento. Esse é o primeiro passo para preparar o volume certo e evitar sobras desnecessárias. A partir desta semana, pretendemos fazer uma intervenção junto aos usuários, tentando demonstrar a importância de tratar dessa questão e sensibilizar sobre todo esse desperdício que acontece diariamente.

Ações visuais estimulam o consumo consciente

A campanha propõe construir um movimento coletivo de reflexão e mudança de hábitos. Entre as mudanças físicas, está o "Desperdiçômetro”, que mostra a quantidade de comida desperdiçada na última sexta-feira (17), e também um painel que exibe, em tempo real, os dados sobre o volume de refeições servidas e os restos descartados.
Outra novidade acontece no no setor onde os estudantes deixam os copos, talheres e pratos após a refeição. Neste momento, bolsistas e servidores acompanham os pratos devolvidos e os usuários que apresentarem o prato sem sobras recebem uma “estrelinha”, que dá direito ao sorteio de brindes imediatos ou que serão sorteados no dia 30 de outubro.

O acadêmico Josias Alves da Silva Junior, de 30 anos, aluno de Engenharia Florestal, almoçou no RU I nesta segunda-feira (20) e foi um dos participantes da nova atividade. Natural de Recife, ele vive na Casa do Estudante desde 2022 e faz as três principais refeições do dia no RU.
— Fazer as refeições aqui é bastante cômodo, principalmente pela rotina de aulas. Seria muito difícil cozinhar em casa. Eu sempre procuro colocar no prato só o que vou comer, até por que é permitido você pegar mais, se quiser. Não há necessidade de pegar a mais. Esse tipo de campanha é importante por que sensibiliza as pessoas a ter o consumo consciente, não só de alimento, como de tudo na vida — explica.


A meta da instituição é reduzir o índice atual de desperdício, que varia entre 5% e 10%, para a faixa de 0% a 5%. Para o diretor, a campanha, que será permanente e integrada, é importante sob vários aspectos:
— Essa é uma questão que pode ser vista por vários prismas: o da eficiência no uso dos recursos, que é uma preocupação nossa enquanto gestão; o da responsabilidade social; e também o da formação cidadã. A universidade é o espaço em que o estudante pode aprender boas práticas e levar esse conhecimento para além dos muros da instituição.

Dados sobre refeições e desperdício nos Restaurantes Universitários da UFSM

2024
- Café da manhã: 180.412 refeições servidas — 5.307,76 kg de restos deixados na copa
- Almoço: 1.035.452 refeições servidas — 48.706,42 kg de restos deixados na copa
- Jantar: 385.890 refeições servidas — 21.533,88 kg de restos deixados na copa
Total: 1.601.754 refeições servidas — 75.548,06 kg de alimentos desperdiçados
2025 (até outubro)
- Café da manhã: 134.407 refeições servidas — 3.645,00 kg de restos deixados na copa
- Almoço: 913.252 refeições servidas — 43.449,73 kg de restos deixados na copa
- Jantar: 306.743 refeições servidas — 61.860,43 kg de restos deixados na copa
Total: 1.354.402 refeições servidas — 108.955,16 kg de alimentos desperdiçados
Fonte: painel da campanha Desperdício Zero
