Feicoop abre oficialmente sua 31ª edição com diversidade de produtos, culturas e histórias de vida

Feicoop abre oficialmente sua 31ª edição com diversidade de produtos, culturas e histórias de vida

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Abertura oficial ocorreu às 16h30min desta sexta

A 31ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) começou oficialmente na tarde desta sexta-feira (10), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. Considerada a maior feira de economia solidária da América Latina, a Feicoop reúne, neste ano, cerca de 400 expositores com os mais variados produtos alimentícios e artesanais, 50 atividades formativas, um pavilhão dedicado a 50 agroindústrias familiares, além de artesanato, povos originários, quilombolas e indígenas, e aproximadamente 30 apresentações culturais, todas gratuitas e abertas ao público.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Transferida excepcionalmente do tradicional mês de julho para outubro, a feira ocorre nesta nova data para adequar os recursos destinados à sua realização, mantendo o compromisso de seguir promovendo inclusão social, sustentabilidade e fortalecimento da economia solidária desde 1994, quando foi criada. A feira, que tem como tema “Construindo a Ecologia Integral frente às mudanças climáticas", segue até domingo (12).

O coordenador-geral da Feicoop, José Carlos Peranconi, destacou que, no ano passado, o levantamento realizado pela organização identificou mais de mil tipos de produtos diferentes entre alimentação, artesanato e decoração, demonstrando a variedade de itens oferecidos na feira.Foto: Vinicius Becler (Diário)


Os visitantes encontram pavilhões organizados por setor. Há um espaço exclusivo para agroindústrias familiares, com produtos como pães, embutidos, salames e queijos, outro reservado ao artesanato do Rio Grande do Sul e áreas especiais que recebem artesãos de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Além disso, o evento tem a presença de expositores de países vizinhos, entre eles Paraguai, Uruguai e Argentina, e comunidades imigrantes residentes em Santa Maria, como representantes da Bolívia e grupos que trazem gastronomia de Taiwan.

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A expectativa deste ano, segundo a organização, é receber entre 80 mil e 100 mil visitantes, número semelhante ao das edições anteriores.

Histórias que representam a força da economia solidária

Geovania Oliveira, de Niterói , expõe bolsas feitas com tecidos doados por uma grande marca de roupasFoto: Vinicius Becker (Diário)

A Feicoop é mais do que um espaço de vendas, é um encontro de histórias. Nos corredores do pavilhão do artesanato, a carioca Geovania Oliveira expõe o resultado de um trabalho que transforma doações em fonte de renda e autoestima.

— Eu vim de Niterói, do Rio de Janeiro, e eu faço bolsas. São tecidos de doações. A Farm, uma marca de roupas, doa os tecidos, e nós, mulheres que não temos idade para trabalhar nem para aposentar, ficamos sem renda nenhuma. Eles ajudam com os tecidos, e a gente faz um preço justo. Porque, se a gente está ganhando, a gente pode doar também para quem não tem — conta Geovania, mostrando uma de suas bolsas com bolso interno, zíper e alças ajustáveis.

Participando pela segunda vez da Feicoop, Geovania veio em caravana com um grupo de artesãs do Rio de Janeiro.

— O prefeito nos cede dois ônibus, e o hotel a gente divide: quatro amigas por quarto, e sai barato para todo mundo. Eu gosto muito de vir para cá. É tipo um lazer, porque a gente passa o ano inteiro trabalhando lá em Niterói. Chega a Feicoop, e a gente vem junto no ônibus, chega aqui e tem um hotel cinco estrelas, coisa que a gente não tem todo dia, né? E depois ainda temos um belo almoço, cedido pela Feicoop, só com uma ajuda de custo para os cozinheiros. Eu amo. A economia solidária é tudo para mim — resume.

Foto: Vinicius Becker (Diário)


De outro ponto do Rio Grande do Sul, no pavilhão da agroindústria familiar, o expositor Sérgio Jung, de Caibaté, nas Missões, apresenta cachaças e licores produzidos artesanalmente. Ele destaca que o evento vai muito além da comercialização.

Direto de Caibaté, nas Missões, o produtor Sérgio Jung apresenta sete tipos de cachaça artesanal. Ele destaca a troca cultural com visitantes de diferentes estados e países.Foto: Vinicius Becker (Diário)


— Tem gente de Minas Gerais, tem gente do Mato Grosso. É uma convergência de pessoas de diferentes estados e culturas. Vai além da venda. Eu explico o que é um butiá, por exemplo, que é uma fruta tão comum entre nós, mas que muitos visitantes nunca ouviram falar. É muito interessante essa convivência cultural — conta o produtor, que oferece sete tipos de cachaça artesanal.


De Jaguari, a jovem produtora Carla Espolaor também reforça o impacto da feira para quem vive da agricultura familiar. Ela participa da Feicoop pelo segundo ano consecutivo, apresentando os queijos produzidos por sua agroindústria.

A produtora Carla Espolaor, de Jaguari, participa pela segunda vez da Feicoop com queijos de massa filada. Neste ano, lança o provolone recheado com salame, sucesso entre os visitantes.Foto: Vinicius Becker (Diário)


Carla comemora o movimento já intenso do primeiro dia e projeta um fim de semana ainda mais agitado.

— De manhã foi calmo, mas agora já aumentou. Nossa expectativa é grande para sábado e domingo. Esperamos o pessoal aqui, com produtos direto da agricultura familiar. Todos têm degustação. Esse espaço é muito importante para divulgar o nosso trabalho, valorizar a agricultura familiar e mostrar que o campo tem juventude e potencial — destaca.

Os produtos de Carla variam entre R$ 15 e R$ 45, com opções para diferentes públicos e gostos.




Veja, abaixo, a programação completa:

Sábado (11)

9h – Seminário

  • Brasil 2026: Cuidados para o bem viver e ação coletiva – RESF
  • Local: Sala Margarida Alves (01)

9h às 11h – Seminário

  • Mudança Climática e os Desafios da Soberania e Segurança Alimentar – UFSM/GT-SSAN
  • Local: Ginásio Escola Irmão José Otão

9h – Reunião

  • Banco de Alimentos de Santa Maria – Ações Emergenciais e Garantia de Direitos
  • Local: Sala Marisa Letícia Lula da Silva (02)

9h – Oficina

  • Princípios da CSA e Realidade Local
  • Local: Sala Chico Mendes (03)

9h – Oficina

  • Regulamentação da Lei Paul Singer – SENAES
  • Local: Sala Dom Ivo Lorscheiter (09)

9h – Reunião

  • Coordenação do Instituto Cultural Padre Josimo
  • Local: Sala Bruno Pereira e Don Philips (05)

9h30min – Seminário

  • Economia Solidária: Construindo a Política Pública para a Democracia Econômica – UNISOL
  • Local: Sala Paul Singer

10h – Oficina

  • Escutar a voz do território: comunicação de proximidade frente às emergências climáticas – UFSM
  • Local: Sala Galdino (04)

10h – Oficina

  • Mobilização e Formação em Economia Solidária Popular e Cooperativismo – Ajeumbó
  • Local: Sala Isadora Viana Costa (08)

13h – Seminário

  • Mulheres Catadoras – Justiça de Gênero na Reciclagem e Mudanças Climáticas – AVESOL
  • Local: Sala Marisa Letícia Lula da Silva (02)

13h30min – Seminário

  • Boas Práticas em Educação: Sejamos Luz no Compromisso com a Ecologia Integral – MOBREC
  • Local: Auditório

14h – Oficina

  • Conhecendo a Cultura Guarani Mbya – UFSM
  • Local: Sala Margarida Alves (01)

14h – Reunião

  • Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-RS)
  • Tema: Pontos Populares de Alimentação
  • Local: Sala Paul Singer

14h – Seminário

  • Atendimento que Transforma: valorizando pessoas e fortalecendo negócios – IFFar
  • Local: Sala Chico Mendes (03)

14h – Oficina

  • Saberes e práticas em Economia Solidária e Tecnologia Social – ABEPETS e UFSM
  • Local: Sala Galdino (04)

14h – Oficina

  • Encontro entre Saúde Mental e Economia Solidária – Experiências no Corre DazArte
  • Local: Sala Bruno Pereira e Don Philips (05)

14h – Seminário

  • Sementes Crioulas: Patrimônio dos Povos a Serviço da Humanidade – CPT, MPA e FlorESer Agroecológico
  • Local: Sala Verônica Oliveira (06)

14h às 16h – Seminário

  • Economia Solidária e Transição Energética Popular e Comunitária – Instituto Banco Palmas
  • Local: Sala Luiza Bairros (07)

14h – Oficina

  • Relato de experiência em comercialização popular e solidária: FESCOPE em feira de rua – CAMP e FESCOPE
  • Local: Sala Isadora Viana Costa (08)

14h30min às 16h30min – Seminário

  • Agricultura Urbana e Periurbana como Política Pública: Segurança Alimentar e Economia Solidária – GTSSAN/UFSM
  • Local: Sala Dom Ivo Lorscheiter (09)

16h – Seminário

  • Rede de Economia Solidária e Feminista (RESF): Formação e Planejamento
  • Local: Sala Nei D’Ogum (10)


Domingo (12)

9h – Seminário

  • Mulheres em Regeneração: Destilação de medicinais aromáticas – FlorESer Agroecológico
  • Local: Sala Margarida Alves (01)

9h30min – Seminário

  • Editais: Como Acessar – UNISOL
  • Local: Sala Paul Singer

9h30min às 11h30min – Reunião

  • Viabilidade da Produção Agroecológica na Agricultura Familiar – UFSM
  • Local: Sala Marisa Letícia Lula da Silva (02)

10h – Roda de Conversa

  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – NEABI/UFSM
  • Local: Sala Chico Mendes (03)

9h30min – Reunião

  • Mudanças Climáticas: Conversas sobre Resiliências nos Territórios – Coletivo Bem-te-vi
  • Local: Sala Bruno Pereira e Don Philips (05)

10h – Seminário

  • Avanços e Desafios dos Empreendimentos de Economia Solidária de Artesanato
  • Local: Sala Dom Ivo Lorscheiter (09)

13h – Seminário

  • Trabalho das Mulheres Catadoras no RS – AVESOL
  • Local: Sala Paul Singer

14h – Oficina

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Feicoop começa nesta sexta com 400 expositores e mais de 50 atividades gratuitas em Santa Maria; confira a programação e outras notícias Anterior

Feicoop começa nesta sexta com 400 expositores e mais de 50 atividades gratuitas em Santa Maria; confira a programação e outras notícias

Em Santa Maria, Gabriel Souza fala sobre duplicação da RSC-287, desenvolvimento regional e pré-candidatura ao governo do RS Próximo

Em Santa Maria, Gabriel Souza fala sobre duplicação da RSC-287, desenvolvimento regional e pré-candidatura ao governo do RS

Geral