Calourada termina com show do Comunidade Nin-Jitsu e cerca de 15 mil pessoas

Denzel Valiente

Calourada termina com show do Comunidade Nin-Jitsu e cerca de 15 mil pessoas
Público compareceu em peso. Foto: Nathália Schneider (Diário)

A última noite da Calourada 2023 na Gare seguiu o cenário dos outros dias e encerrou com sucesso de público. Foram cerca de 15 mil pessoas entre calouros, universitários e público em geral que lotaram o largo da Gare nesta quinta-feira (23), para curtir atrações locais e nacionais. Neste encerramento, a festa durou ainda mais do que o habitual, com os shows marcados para se encerrarem às 2h.

A abertura da pista ficou por conta do DJ Octávio, por volta das 18h. Logo depois, quem subiu ao palco foi o grupo Daseroma, com um tributo ao Tim Maia. O público dançou e aproveitou os clássicos da música brasileira e nem a chuva fraca que começou por volta das 20h foi capaz de desanimar quem esteve por lá. Um desses calouros que aproveitaram a oportunidade para conhecerem os novos colegas e comemorarem o ingresso na universidade foi o Thierry Monteiro, de 18 anos

— Eu vim todos os dias e estou achando tudo muito legal, essa parceria da prefeitura com estudantes. Antes de nós termos mais detalhes, muitos reclamaram, mas olhando uma estrutura dessas, um investimento desses não tem mais como reclamar. Que outra cidade do Brasil tem essa estrutura pros estudantes, que movimentam a cidade? — conta o calouro de Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mas uma festa gratuita e democrática como essa reúne não só universitários, como também egressos e aqueles que sonham em um dia entrarem para uma graduação. Esse, por exemplo, é o sonho da Marina Mauer, estudante do Colégio Politécnico da UFSM:

— Esse ano é a primeira vez que participo e achei muito legal e bem estruturado. Achei muito legal esse projeto da prefeitura querer colaborar com tudo isso. Eu gostei muito do Rennan da Penha na última vez que vim, adorei. Tava muito lotado — completa.

Comunidade Nin-Jitsu

Fotos: Nathalia Schneider (Diário)

Também se apresentaram nessa noite a dupla Dé e Thiago, DM DJ, Syon Trio e DJ Bianca. Mas a atração principal do dia foi a banda nacional Comunidade Nin-Jitsu, que tem quase 30 anos de sucesso. Ao Diário, o vocalista do grupo, Mano Changes, garantiu que a noite seria digna de um festival.

— Um dos primeiros shows da nossa carreira foi na Feisma, aqui em Santa Maria. Hoje nós vamos arrebentar, fazer um baita show e nos divertir. O Comunidade tem uma história de mais de 25 anos e nós temos uma linguagem que segue atualizada. Nós somos habituados com Santa Maria e gostamos muito, sempre fomos muito bem recebidos. Nós conseguimos nos renovar no momento que estamos abertos a aprender com todas as pessoas e vamos arrebentar — contou Mano Changes.

E o show foi realmente um sucesso, com o público atento e vibrando com os sucessos que marcam essas quase três décadas de trajetória.

Avaliação

A Calourada, que por anos aconteceu na Praça Saturnino de Brito, ganhou em 2023 uma nova casa e uma estrutura planejada, com atrações e policialmente intensivo. Uma demanda antiga dos estudantes e da comunidade, esse planejamento do evento se encerra com um saldo positivo para Santa Maria, é o que avalia o prefeito Jorge Pozzobom:

— Foi um sucesso absoluto. Nós conseguimos atingir um dos maiores objetivos que era transformar a Calourada Segura em mais segura ainda. Agora nós temos mais força para prepararmos as outras calouradas. Vamos encontrar mais apoio e amparo porque as pessoas acreditaram nesse nosso trabalho. Essa é a cidade universitária que nós temos orgulho de dizer que é o Coração do Rio Grande. As pessoas acreditaram no que a gente propôs.

Finalizada essa edição, o prefeito projeta uma avaliação de todas as ações para aperfeiçoar o evento para os próximos semestres.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governador fará roteiro nesta sexta em municípios da Região Central Anterior

Governador fará roteiro nesta sexta em municípios da Região Central

Suspeito de esfaquear mulher nas costas durante briga em Rosário do Sul é preso em Cacequi; vítima segue internada Próximo

Suspeito de esfaquear mulher nas costas durante briga em Rosário do Sul é preso em Cacequi; vítima segue internada

Geral