Calor

Calorão atrai banhistas, mas nível da água e falta de chuva preocupam

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)/

Com temperaturas próximas de 40ºC, espaços com sombra e água são o refúgio para muitos veranistas como alternativa neste verão. No entanto, por conta das máximas apresentadas nas últimas semanas e a falta de chuva na região, os níveis dos rios são cada vez menores, gerando preocupação nos municípios. Um exemplo disso é o balneário das Tunas, localizado em Restinga Sêca, na Quarta Colônia que apresenta grande parte tomada somente por areias.

Com alto astral, Filipe Catto estreia em palco santa-mariense

Neste domingo de sol, com máximas próximas aos 38ºC em Restinga Sêca, muitas famílias e amigos se reunirem no balneário para aproveitar mais um final de semana de calor. O local que abriga pessoas tanto na área de camping como nas casas de aluguel ao redor do rio, tinha uma movimentação tranquila. Porém, esse nunca foi o normal do local, que é considerado um ponto turístico na redondeza, chamando a atenção de pessoas de cidades de outras cidades do Estado. 

O prefeito em exercício, Vilmar João Folleto, que está acompanhando a situação de perto, relata que fazia tempo que este tipo de preocupação não era encarada no município. Ele ainda afirma que o balneário costumava apresentar grande movimento aos finais de semana, e atualmente recebe um pequeno público. A explicação do prefeito é que o calor é tanto que as pessoas estão sem coragem de saír de casa, devido ao forte sol. 

Conheça alternativas para a criançada se divertir nas férias

Mas mesmo com o calor e o sol, alguns banhistas saem de casa e até de outras cidades para aproveitar as águas do Vacacaí. A aposentada Ana Luiza Souza da Silva, de 59 anos viajou de Cachoeira do Sul coma família para se refrescar no balneário. Com guarda-sol, caixa térmica com bebidas geladas e alguns lanches na beira do rio, ela se divertiu junto da família, além de se refrescar. 

- É o segundo ano que viemos para cá, de tanto que gostamos do lugar. Com esse calor horrível conseguimos esquecer um pouco neste lugar maravilhoso, viemos passar o final de semana e conseguimos entrar todos os dias na água, se refrescando - comenta a aposentada. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)/Luíza Souza da Silva (esquerda), de 59 anos, com as amigas no balneário

Se visitantes de longe viajam até Restinga Seca para desfrutar do local, os moradores de cidades mais próximas também. A estudante Micaele Freitas da Silva, de 14 anos, chegou no balneário na sexta-feira acompanhada dos pais. A família é de Santa Maria e já é acostumada a frequentar o local:

- Aqui é muito bom, a água é morna, calma e eu mesma passo o dia todo na água. Jogamos vôlei dentro da água, nadamos, brincamos e eu só saio mesmo para ir comer no bar lá em cima -, relata a menina.

Receita Federal permite solicitação de número do CPF por e-mail para vacinação infantil

BAIXO NÍVEL DO RIO CAUSA PREOCUPAÇÃO

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)/

Apesar das chuvas que caíram na região recentemente, o rio Vacacai ainda corre bastante, porém perto do nível em que apresentava no início do verão começa a causar preocupação. No balneário das Tunas a entrada e o banho ainda são permitidos, embora Restinga Seca faça parte do grupo de municípios que decretou emergência diante da seca no estado. 

- A nossa grande preocupação é sobre a seca que atinge todo nosso município, embora já tenhamos tomado as medidas cabíveis o que nos resta é espera e torcer para que chova -, conclui o prefeito.

Atleta do Santa Maria Golfe Clube fica em 7º em torneio internacional

Balneário das Tunas

  • Horários - Sempre aberto na temporada de verão
  • Custo - Difere da quantia de dias ou da entrada com carro
  • Estrutura - Área de camping, churrasqueira, banheiros, cancha de bocha, áreas para futebol de areia e vôlei, lancherias, bares e restaurante
  • Segurança - Posto de atendimento da Brigada Militar, guarda-vidas e atendimento ambulatorial
  • Endereço - ERS-149, a 13 km do centro de Restinga Sêca
  • Telefone - (55) 3261-3200

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Forte chuva derruba ponte em Faxinal do Soturno Anterior

Forte chuva derruba ponte em Faxinal do Soturno

Receita Federal permite solicitação de número do CPF por e-mail para vacinação infantil Próximo

Receita Federal permite solicitação de número do CPF por e-mail para vacinação infantil

Geral