11 mil metros

“Buraco para o inferno”: em projeto inédito, China escava poço com destino ao centro da Terra

Do espaço ao centro da Terra, essas têm sido as últimas explorações da China. Após lançar a missão Shenzhou-16 na terça-feira (30), que levou o primeiro astronauta civil ao espaço, cientistas chineses começaram a escavar um poço com mais de 10 mil metros de profundidade na Bacia de Tarim, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang.

O projeto pretende penetrar por mais de dez camadas de rocha, um total de 11.110 metros perfurados no interior do deserto de Taklimakan, o maior do país. Somando mais de 2.000 toneladas em equipamentos utilizados, todo esse processo tem como objetivo alcançar áreas do planeta, que por tamanha profundidade, não foram estudadas. A ousadia de explorar um território ainda desconhecido é reconhecida pelo técnico envolvido na operação:

— A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos —  disse Sun Jinsheng, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia.

As maiores dificuldades encontradas pelos cientistas se dão pelo fato da Bacia de Tarim ter seu ambiente de solo áspero e condições subterrâneas complicadas. Nas redes sociais, a empreitada já ganhou um curioso apelido por sua profundidade inédita: buraco para o inferno.

*Com informações de CNN

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O racismo estrutural se fortalece com o passar do tempo Anterior

O racismo estrutural se fortalece com o passar do tempo

Bloco na Rua, Brique da Vila Belga, Viva o Campus e outras opções para  curtir o final de semana Próximo

Bloco na Rua, Brique da Vila Belga, Viva o Campus e outras opções para curtir o final de semana

Geral