Foto: Nathália Schneider (Diário)
O veranico de junho deu adeus neste sábado (10). Por volta das 10h a chuva chegou à Região Central e vai permanecer ao longo da tarde. Segundo a Baroclima Meteorologia a nebulosidade aumenta e a chuva avança para as demais áreas gaúchas até a noite, com a queda da temperatura. No domingo (11), o sistema frontal manterá o tempo instável com céu encoberto e chuva fraca na maior parte do Rio Grande do Sul.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é para chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia. Os ventos podem chegar de 40 a 60 km/h. A previsão é para chuvas intensas, mas com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O inverno está chegando
No domingo (11), todas as regiões do Estado serão marcadas pela chegada do frio. O ingresso da forte massa de ar seco de origem polar favorecerá aberturas de sol e rápida queda na temperatura.
– O clima do RS é favorável a grandes oscilações térmicas, o inverno esse ano será muito variável, com dias de calor e outros de geada, a exemplo do que está ocorrendo agora – explica o meteorologista Gustavo Verardo.
Na segunda-feira (12) em diante o ar gelado toma conta do Sul do Brasil com intensidade forte e o vento minuano soprará com rajadas moderadas, o sol aparecerá na maior parte das regiões gaúchas.
No Dia dos Namorados (12) vai ter mínima de 2°C, caindo para 1°C na terça e na quarta, e chegando a 0°C na próxima quinta-feira. De acordo com a Baroclima, será o frio mais intenso do ano, até agora, e o mais forte também desde junho de 2022.
Temperaturas
- Sábado (10) – mínima 18° – máxima 26°
- Domingo (11) – mínima 6° – máxima 11°
- Segunda (12) – mínima 2° – máxima 13°
- Terça (13) – mínima 1° – máxima 13°
- Quarta (14) – mínima 1° – máxima 13°
- Quinta (15) – mínima 0° – máxima 14º°