Santa Maria

Arma de eletrochoque completa kit de segurança da Guarda Municiapal

Cassiano Cavalheiro

"

A Guarda Municipal de Santa Maria recebeu na tarde desta quarta-feira, armas não letais que completam o kit de proteção individual dos agentes ostensivos. A cerimônia de entrega ocorreu no prédio da SUCV, no Centro, e contou com a presença do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), outras autoridades e parte da Guarda Municipal.

O equipamento é uma arma de eletrochoque de baixa letalidade capaz de imobilizar momentaneamente uma pessoa, por meio de descargas elétricas de alta tensão. As armas, conhecidas como sparks, foram adquiridas pela prefeitura em março, e o investimento foi de cerca de R$ 170 mil.

Leia outras notícias de Geral e Polícia 

Para utilizar o equipamento, 18 integrantes da Guarda já passaram por treinamento específico. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está em tratativas com a Brigada Militar para capacitar mais profissionais.

_ Estamos encerrando um ciclo em que, agora, a Guarda passa a atuar com o mínimo de equipamento aceitável para garantir a segurança _ afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Silvio Souza. Segundo ele, agora, a Guarda conta com bastão, spray de pimenta e sparks.

Leia outras notícias sobre a Guarda Municipal

Segundo Silvana Moreira de Oliveira, que atua na Guarda Municipal há quatro anos, o spark é uma arma que dispara dardos que são conectados a fios metálicos. E, quando acionado, o gatilho emite ondas elétricas capazes de imobilizar o alvo por alguns instantes. Conforme a Guarda, a arma será usada apenas em momentos em que haja risco à vida dos envolvidos em ocorrências.

O investimento em equipamentos de segurança é uma reivindicação antiga da Associação dos Guardas Municipais de Santa Maria, que, em julho de 2014, obteve uma liminar na Justiça cobrando da prefeitura esses materiais. Na época, ficou estabelecido que a Guarda não poderia fazer serviço externo sem a aquisição de novos equipamentos. Em outubro daquele ano, saiu edital prevendo a aquisição para novembro. Ainda em 2014, prefeitura e associação entraram em acordo. A Guarda Municipal é integrada atualmente por 142 profissionais.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morre idoso internado no Husm que, após cinco jejuns, esperava por cirurgia há 15 dias 

Próximo

Preso suspeito de roubar caminhão de Soja em Itaara

Geral