Apagão em software da Microsoft afeta voos, bancos e mídias em todo o mundo

Apagão em software da Microsoft afeta voos, bancos e mídias em todo o mundo

Foto: Canva

Os problemas foram relatados nos cinco continentes.

Um apagão cibernético global afetou diversas operações ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). Aeroportos, emissoras de TV, bancos e o setor de telecomunicações foram alguns dos serviços prejudicados. A causa está relacionada a uma falha na provedora de segurança cibernética CrowdStrike (CRWD), que utiliza o sistema operacional Windows, da Microsoft. Até o momento, não há indícios de que o caso esteja relacionado a um ataque hacker.

​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

De acordo com um alerta enviado pela Crowdstrike, o software Falcon Sensor da empresa estaria fazendo com que o Microsoft Windows trave e exiba uma tela azul, conhecida informalmente como "Tela azul da morte".

Segundo o g1, a Microsoft afirma que a falha já foi resolvida, mas que problemas pontuais ainda podem ocorrer. 

Consequências

Nos Estados Unidos, segundo o g1, as companhias aéreas American Airlines, United e Delta paralisaram todos os voos.  No Brasil, alguns usuários relataram dificuldades para acessar os aplicativos de bancos. Já no Reino Unido, os sistemas de reservas usados pelos médicos estavam fora do ar, segundo o relato de autoridades no X.  Além disso, a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, estava fora do ar.

O que a CrowdStrike faz?

A CrowdStrike é uma empresa responsável por fornecer serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo, com o objetivo de encontrar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers.

O CEO da Crowdstrike, George Kurtz, esclareceu no X que este não é um caso de falha de segurança ou ataque cibernético, e reforçou que uma correção já tinha sido aplicada.



"A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam a comunicação com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike."

Tela azul da morte

A "Blue Screen of Death", ou "Tela Azul da Morte" em português, é a imagem apresentada nos sistemas operativos Windows em caso de erro grave de sistema. A tela ficou conhecida pelas suas aparições. A mais famosa, segundo o Wikipédia, foi durante a demonstração do Windows 98, em 1998, quando Bill Gates acidentalmente exibiu esta tela ao público, causando um dos maiores micos da história do Windows.

A tela também é encontrada em consoles portáteis de videogame como PlayStation Portable, Nintendo DS e Game Boy Advance.

Foto: Wikipédia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Estado inicia plano emergencial para conter foco da doença de Newcastle, que afeta aves domésticas e silvestres Anterior

Estado inicia plano emergencial para conter foco da doença de Newcastle, que afeta aves domésticas e silvestres

Aberta a venda de ingressos para o show de Luan Santana em Santa Maria e outras 5 notícias Próximo

Aberta a venda de ingressos para o show de Luan Santana em Santa Maria e outras 5 notícias

Geral