Lápis e cadernos já na mochila

Ano letivo começa nesta quarta-feira em Santa Maria

Gabriela Perufo

"

As férias terminam em Santa Maria a partir desta quarta-feira. A rede privada retorna primeiro, seguida da pública (confira o calendário abaixo).

Na terça-feira à tarde, a pequena Isabela de Oliveira Lopes, 3 anos, reviu todo o material escolar, já preparando para sua estreia hoje, seu primeiro dia de aula na Escola Arte e Manha.

– Acho que será mais difícil para nós ter de deixar ela na escola, porque a Isa está empolgada – conta a mãe, Marina Santos de oliveira, 23 anos.

A jovem explica que, quando a menina frequentou a escola, há cerca de dois anos, não se adaptou. Então, Isabela ficou em casa com a mãe. Agora, Marina começou a trabalhar com vendas, e a filha voltará para a colégio.

– A vida escolar acaba envolvendo toda a família: nós (os pais), as avós, a tia. Vamos nos adaptando com os horários. A Isa terá de acordar mais cedo e deixar de dormir à tarde, que é o horário da aula – lembra a mãe.

Marina e o marido, Ramirez Lemos de Arruda, 21 anos, pai da Isabela, já procuraram conhecer o ambiente escolar com antecedência. Além de indicação de amigos, eles levaram a garotinha até a escola, onde conversaram com os professores. Para entusiasmar a filha, pediram sua ajuda na hora de escolher o material escolar.

O interesse dos pais na rotina escolar da filha é recomendado por especialistas no período de adaptação (lei dicas abaixo).

Novo desafio



Mesmo já acostumada à rotina do Colégio Marista Santa Maria, Caroline de Siqueira Oliveira, 6 anos, também terá novidades pela frente. Neste ano, ela começa numa nova etapa: o 1º ano do Ensino Fundamental.

Ansiosa para rever os colegas, a menina sabe que a rotina será diferente agora.

– No final do ano passado, a escola organizou um período de adaptação com os alunos. Desde a sala de aula, já que cada um terá uma classe, o horário do lanche, a saída para o recreio, chegar um pouquinho mais cedo na escola. Vamos nos adaptar e organizar horário e local de tarefas. Será diferente – diz a mãe, Patrícia.

Adapte-se

Doutora em educação e coordenadora do curso de Pedagogia da Unifra, Elisiane Machado Lunardi dá dicas de como os pais podem ajuda os filhos na adaptação

- Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, as escolas organizam reuniões para entrega de material com a professora regente. É importante participar para que a família estreite e tenha relação com a professora. É a partir disso que a rotina pedagógica será organizada. É importante que os pais sempre estejam informados sobre o que acontece na escola
- É importante seguir o planejamento da escola, especialmente o horário de adaptação na Educação Infantil
- Os pais não devem ficar ficar nervosos e precisam confiar na escola. É normal a criança chorar
- Cuide os horários de sono, especialmente se seu filho estudar de manhã. É importante respeitar as horas de sono para um desenvolvimento cognitivo saudável. Também é importante que a criança tenha lazer. Por isso, organize os horários para atividades prazerosas e estudos
- Organize um ambiente de estudos iluminado e tranquilo
- Quando começa no Ensino Fundamental, é importante evitar que a criança tenha excesso de tarefas. É preciso saber se a escola tem trabalho pedagógico focado para o lúdico e se a criança tem tempo para brincar

De olho no calendário

Ensino básico

- Quarta-feira – Colégios particulares (exceto Sant’Anna, G10 e Colégio Militar, que já começaram as aulas, e outras quatro instituições que começam na próxima semana)
- Quinta-feira – Colégios Marco Polo e Tiradentes (para alunos novos)
- Sexta-feira – Escolas da rede municipal
- Segunda-feira – Escola Batista, Colégio Cora"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM faz terceira chamada oral de suplentes no Vestibular 2014

Próximo

Um irmão morre e outro some no Rio Vacacaí

Geral