contato com o Papa

Alunos do Colégio Sant'Anna recebem carta do papa Francisco

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Díario)

O aluno Inácio Souza Dri, de 7 anos, lendo a carta enviada do Vaticano

Imagine como seria ter contato direto com o líder máximo da Igreja Católica? Esta foi a proeza realizada pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Franciscano Sant'Anna, que enviaram um vídeo ao papa Francisco no dia 9 de setembro

O contato dos alunos com o religioso surgiu a partir de uma formação aos professores e colaboradores da instituição, que, ao estudarem sobre temas instruídos pelo papa, tiveram a ideia de repassá-los aos alunos. As crianças, por sua vez, se encantaram pela história do líder católico e quiseram encaminhar uma mensagem. 


Durante as aulas de alfabetização, as quatro turmas de 1º ano da instituição franciscana fizeram um vídeo, em que homenageavam o papa Francisco. No vídeo, os pequenos falaram sobre fraternidade, amizade socia e disseram o que achavam do santo padre. Segundo os alunos expressaram na gravação, o papa é amoroso, ensina a cuidar do próximo e que devemos olhar para as pessoas com bondade e gentiliza. 

A gravação foi enviada em formato de CD, junto à uma carta escrita pela Irmã Célia de Fátima, coordenadora de ensino religioso do Sant'Anna. Foi ela quem recebeu a carta de resposta, assinada pelo Vaticano em 28 de setembro, mas que só chegou ao colégio neste mês.

- O Sant'Anna vibrou com a carta recebida do Vaticano, foi muito lindo. Ainda estamos radiantes por essa resposta. O papa Francisco realmente nos surpreendeu e continua surpreendendo, não só a nossa escola, mas toda a humanidade - conta a coordenadora.

Professora das séries iniciais há 20 anos, Vanesa Martins leciona duas turmas de 1º ano no colégio. Com mais duas professoras, elas ensinaram aos alunos sobre a figura do papa e sua função dentro da Igreja Católica. A resposta do líder emociona Vanesa, ao saber que ele realmente assistiu os alunos e que também os considera "amigos dele", conforme informa a carta.

TRECHO DA CARTA

Na carta do Vaticano direcionada ao Colégio, o mons. Luigi Roberto Cona afirma que o papa Francisco recebeu a carta, e o encarregou de agradecer a homenagem em nome do Santo Padre.

"O papa Francisco ficou contente ao ver os bons ensinamentos e generosos propósitos que os animam, tendo-me encarregado de agradecer por este testemunho de carinho e compromisso cristão , especialmente pela certeza de que os alunos desta escola amam a Jesus e desejam caminhar com Ele durante toda a vida; por isso, o sucessor do apóstolo Pedro lhes exorta a nunca se esquecerem que Jesus também lhe ama, conhece o nome e o desejo de cada um de seus familiares e amigos e conta com sua ajuda para ter ainda mais amigos no Brasil (...) O Santo Padre confia a vida de cada um a proteção de Nossa Senhora Aparecida e de São Francisco de Assis para que seja um sinal de esperança e alegria no mundo, enquanto de coração concede à diretora Ir. Valderesa, à Ir. Cecília de Fátima, a todos os professores e alunos do Colégio Francisco Sant'Anna, uma afetuosa Benção Apostólica"

ADMIRAÇÃO

Entre os alunos, o sentimento é de admiração ao saber que o papa os ouviu. Elisa Corrêa Manrique, 7 anos, conta que eles se esforçaram muito para fazer o vídeo e, com a resposta, ela sente que o papa realmente gostou da homenagem.

- A gente aprendeu que ele é humilde e ajuda muitas pessoas. É muito legal saber que o amigo de Jesus também é nosso amigo - conta a aluna.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Pedro Piegas (Diário)
A carta, assinada por um assessor, chegou à escola neste mês

O argentino Jorge Bergoglio, é o primeiro papa que nasceu fora da Europa. Durante seus mais de oito anos na função, tornou-se conhecido por estreitar o vínculo entre os fiéis do mundo todo com a igreja.

*Colaborou Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'O banco dos réus deveria ser mais extenso': delegados da Kiss falam sobre o caso oito anos depois Anterior

'O banco dos réus deveria ser mais extenso': delegados da Kiss falam sobre o caso oito anos depois

Próximo

Reunião em Porto Alegre define como será a cobertura jornalística do júri da Kiss

Geral