Foto: Prefeitura de Paraíso do Sul (Redes Sociais)
Paraíso do Sul é uma das cidades da Região Central afetadas pelas chuvas intensas. Além da destruição do trecho do Arroio Barriga, na RSC-287, no desvio que liga o município a Novo Cabrais, o fornecimento de água foi prejudicado e pelo menos 16 pessoas estão desabrigadas. As informações foram divulgadas na tarde desta quarta-feira (18).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com as redes sociais da prefeitura, todos os desabrigados foram levados ao Ginásio Municipal. Os moradores foram retirados dos bairros Coabe, Vila Nova, Vila União, Avenida Afonso Pena e Tiradentes.

"Conforme a Secretaria de Obras, a equipe do setor está em atuação, mas depende da liberação dos acessos no interior para chegar aos pontos críticos de problemas nas estruturas. Lembramos que o trabalho de enfrentamento às cheias, realizado até o momento, é resultado da união de esforços da Prefeitura, Bombeiros Voluntários, Brigada Militar e demais voluntários da comunidade", diz a publicação.
Além disso, uma equipe atua na recuperação da ponte na Pousada dos Imigrantes, acesso à Vila Paraíso, enquanto uma patrola e uma retroescavadeira atuaram na retirada de galhos, pedras e limpeza de valas e bueiros, desobstruindo a Linha Sinimbu e parte da Linha Néri, que também teria registrado deslizamento.

Conforme a prefeitura municipal, também está sendo realizado o monitoramento do nível do Rio Jacuí, do Arroio na Linha Patrícia, Vila Paraíso, Coabe e Vila Nova.
Desvio entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais rompe, e principal trajeto de Santa Maria à Capital está bloqueado
O trecho que assegurava a trafegabilidade entre Novo Cabrais e Paraíso do Sul, na RSC-287, foi totalmente destruído nesta quarta-feira. As fortes chuvas elevaram o nível do Arroio Barriga, rompendo o desvio durante a manhã. Com isso, toda a estrutura da via – um trecho com 15 meros de asfalto, inclusive um aterro – foi levado pela correnteza. Não é possível se deslocar de Santa Maria a Porto Alegre pela RSC-287.
Ainda no dia anterior, a água havia passado por cima do trecho. O desvio foi implementado após as fortes chuvas de abril e maio de 2024, quando a ponte principal também foi levada pelas águas. Dessa forma, o principal caminho que liga o centro do Estado à Capital deve ficar interrompido pelos próximos dias. Não há previsão de conserto.
Rotas alternativas
- De Santa Maria a Porto Alegre – BR-392 até São Sepé. Depois, BR-290
- De Santa Maria a Santiago, São Borja – BR-158 (Faixa de Rosário) até BR-290. Depois, Cacequi, São Vicente até a BR-287
Contato
Telefone da Rota de Santa Maria:
- 0800 1000 287
Leia mais:
- Desvio entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais rompe, e principal trajeto de Santa Maria à Capital está bloqueado
- Comando Rodoviário da Brigada Militar orienta que população evite deslocamentos durante o feriado devido às chuvas intensas
- Mais de dez pontos da rodovia na região apresentam bloqueio devido à chuva; confira quais