
Foto: Lenon de Paula
A chuva marcou presença durante toda a semana em Santa Maria. Se por um lado, isso pode ser benéfico, pois auxilia na estiagem e no marco das barragens, por outro lado pode ser ruim, pois eventos em excesso podem causar danos na cidade.
Adão Lemos, superintendente da Defesa Civil, falou com o programa Plantão Bei, da rádio CDN, na tarde deste domingo (7), justamente sobre esse assunto.
Ele confirmou que três residências, no bairro Divina Providência, foram alagadas; ele reforçou que a Corsan foi chamada para resolver o problema, pois houve entupimento na rede de esgoto, que não conseguiu suportar a quantidade de água.
Houve a queda de uma de árvore, na noite de sexta-feira (5), no bairro Itararé; ela caiu em cima de um residência e foram registrados danos materiais.
Outro fato mencionado foi um deslizamento, ocorrido também no bairro Itararé, no qual um barranco desabou e atingiu um residência do local. O único morador da casa não se feriu e foram registrados apenas danos materiais.
Regiões da cidade com riscos de alagamentos:
- Rua Irmão Robertão (Urlândia)
- Rua Eugênio Mussoi (Urlândia)
- Rua Progresso (Camobi)
- Rua Guarathan (Boi Morto)
- Rua Zezé (Estação dos Ventos, KM 3)
- Rua dos Grumatãs (Nova Santa Marta)
- Av. São Marcelino Champagnat (Nova Santa Marta)
- Rua Euclides da Cunha (Dist. Boca do Monte)
Regiões com risco de deslizamentos:
- Rua Vereador Antônio Dias (Campestre do Menino Deus)
- Rua Canário, Vila Churupa (Bairro Itararé)
- Vila Bilibio (KM 3)
A previsão do tempo prevê que a próxima semana terá ausência de chuva e a presença do frio. Adão Lemos reforça que a partir de agora é hora de fazer um novo mapeamento sobre novos locais que correm riscos geológicos, ou seja, deslizamentos de terra.
Cuidados em dias chuvosos
Adão Lemos também deu algumas dicas sobre o que fazer em dias de chuva, para evitar que mais prejuízos aconteçam:
- Evitar que tomadas, fios ou extensões tenham contato com água ou goteira (pois podem causar choques e até incêndios);
- Em caso de raios, não sair de casa;
- Descarte certo do lixo, pois muitos locais que registraram alagamentos é em decorrência de lixos despejados em locais inapropriados, entupindo boeiros e causando problemas para a população.