O assunto em destaque nesta segunda-feira que liga Portugal e Brasil é a expectativa da visita do presidente eleito Lula da Silva a Portugal. Lula vai participar da Conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP27) que está ocorrendo desde o dia 6 e vai até 18 deste mês, no Egito. Chefes de Estado, ativistas, ministros, representantes da sociedade civil participam do maior encontro anual sobre questões do clima. Segundo a assessoria do presidente eleito, Lula deve desembarcar em Lisboa no dia 18, depois de participar da conferência. Na agenda, constam encontros com o primeiro-ministro António Costa e com o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
Aqui no norte de Portugal, fala-se de uma possível visita do presidente eleito à cidade de Braga, onde eu moro. Lula teria recebido o convite do grupo informal chamado “Brasileiros de Esquerda”, em função do número expressivo de conterrâneos que vivem aqui. A notícia foi publicada em um jornal online da região do Minho, norte do país.
Os representantes do governo Português já tinham se pronunciado na altura da eleição de Lula sobre a expectativa de aproximação com o governo do Brasil.