
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
A partir desta sexta (28), o Pix por aproximação começa a funcionar. Para utilizar o recurso, basta encostar o celular na maquininha de cartão e fazer o pagamento por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC). Nas compras pela internet, o Pix será concluído com apenas um clique, sem a necessidade de captar o Código QR ou usar a função Copia e Cola do Pix. O processo será executado dentro do site da empresa vendedora.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Como a Apple Pay e a Samsung Pay não estão registradas no Banco Central, o Pix por aproximação estará disponível apenas para os dispositivos móveis do sistema Android, que usam o Google Pay. Pelo menos dois bancos, Bradesco e Banco do Brasil, oferecem a tecnologia dentro de seus aplicativos. A expectativa é que outros bancos passem a oferecer a funcionalidade em seus aplicativos a partir desta sexta.
O valor máximo por transação será R$ 500, mas o cliente poderá diminuir o limite por operação e criar um valor máximo por dia para essa modalidade. Com a obrigatoriedade da oferta, todas as instituições financeiras associadas ao open finance, que envolve o compartilhamento de dados entre elas, terão de estar no Google Pay (carteira digital do Google) e oferecer o Pix por aproximação.