Fiscalização

39% das vans escolares de Santa Maria estão irregulares

"

A prefeitura de Santa Maria começará uma fiscalização nas vans escolares na segunda-feira. Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, há 406 prefixos registrados junto à prefeitura, mas 223 estão em atividade e, destes, 87 circulam com alguma irregularidade.

O secretário da pasta, Miguel Passini, explica que, na Operação Volta às Aulas", duas equipes da prefeitura irão participar das vistorias. Um grupo do setor de fiscalização de transporte vai verificar se a documentação e as licenças dos veículos estão corretas.

A outra equipe, de fiscais de trânsito, vai apurar se o veículo e seus equipamentos estão de acordo com a lei e aplicar as multas no caso de alguma irregularidade. Dependendo da infração, o veículo pode sair de circulação até provar que fez as adequações necessárias. A fiscalização observará o artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro, que regulamenta o transporte escolar.

_ Se faltar um cinto de segurança, por exemplo, será multado. Agora, se tiver um documento atrasado, é o caso de tirar o veículo de circulação até que seja regularizado _ esclarece o secretário.

A blitz começa na próxima segunda-feira, quando começam as aulas do Colégio Militar de Santa Maria, e deve passar por todas escolas privadas e públicas do município. A ideia é que todas as vans escolares estejam regulares ainda no início do ano letivo.

_ Pedimos aos pais que observem os veículos. E os proprietários das vans devem lembrar que são responsáveis pelos filhos dos outros _ conclui Passini.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morre a vice-presidente da Sedufsm, Suze Scalcon

Próximo

Cursinho da UFSM oferta 150 vagas gratuitas

Geral