70% dos produtores ainda não entregaram a declaração de rebanho na região central 

José Quintana Jr.

<strong>70% dos produtores ainda não entregaram a declaração de rebanho na região central </strong>
A partir de 1º de dezembro, os produtores inadimplentes terão bloqueio do seu cadastro no SDA, não sendo possível a emissão de Guias de Trânsito Animal. Foto: Ana Doralina

O prazo final para a Declaração Anual de Rebanho se encerra dia 31 de outubro. A data é o limite para cumprir a obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos que trabalhem com agronegócios de produção animal. Na regional de Santa Maria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que abrange 26 municípios da Região Central, cerca de 70% dos criadores ainda não entregaram as declarações, faltando 19 dias para o final do prazo.  

A Declaração Anual de Rebanho é obrigatória, e a partir de 1º de dezembro, os produtores inadimplentes terão bloqueio do seu cadastro no SDA, não sendo possível a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) até que sua situação seja regularizada.  

A partir deste ano, a atualização cadastral está mais completa, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal, tornando a declaração mais extensa. Por isso, não é aconselhável que seja protelada até a última hora.

Como realizar a declaração

Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada na propriedade, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, entre outros. Devem ser informados a finalidade da criação, tipo de manejo, entre outros.  

Os formulários estão disponíveis no link e podem ser entregues de duas formas:

O produtor deve comparecer à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência e informa verbalmente os dados a serem lançados. Com a opção de geração de senha do produtor online, ele assina digitalmente a declaração. O produtor pode baixar os formulários no site da Seapdr, preenche e os entrega nas inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária do município de origem.  

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tendência: brilho no olhar, laços, #lookdodia e dica da Netflix na coluna de Camila Cunha Anterior

Tendência: brilho no olhar, laços, #lookdodia e dica da Netflix na coluna de Camila Cunha

Sextou – e se já fosse fim de semana? Próximo

Sextou – e se já fosse fim de semana?

Geral