“Tentei desviar, mas ele estava no meio da rua”, afirma motorista que fugiu após atropelar e matar motociclista

Maurício Barbosa

“Tentei desviar, mas ele estava no meio da rua”, afirma motorista que fugiu após atropelar e matar motociclista
Acidente aconteceu por volta das 21h30min de domingo (1) na Rua Marechal Deodoro no Bairro Itararé. Fotos: Polícia Civil (Divulgação)

A reportagem conversou com exclusividade com o motorista de 23 anos que atropelou e matou o motociclista Sérgio Renato Diniz, 66 anos, em 1° de janeiro. Ao Bei, disse que não imaginava que o acidente havia sido tão grave, falou por que fugiu do local e, ainda, que se apresentou porque estava com “peso na consciência”. O acidente aconteceu por volta das 21h30min na Rua Marechal Deodoro, no Bairro Itararé, região norte de Santa Maria.

Ele se apresentou na Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) por volta das 17h de quinta-feira, junto com o advogado Roberto Leite. Durante o depoimento aos investigadores, contou como aconteceu o acidente. À reportagem, o jovem disse que estava com alguns amigos dentro do carro, que foram em um lugar, mas acabaram esquecendo um equipamento e teriam retornado para buscar. Quando desciam a Rua Marechal Deodoro, ele teria visto que a motocicleta vinha em sentido contrário, mas só teria percebido que o motociclista estava no meio da rua e que havia um carro estacionado em local proibido, quando estava muito perto.

Caminhonete eatava na Rua dos Pessegueiros na Bairro Juscelino Kubitscheck. Foto: Polícia Civil (Divulgação)

— Não tinha o que fazer, quando fui descer, ele estava no meio da rua e tinha um carro estacionado onde é proibido. Ou eu matava todo mundo que estava no carro comigo, achatava a caminhonete ou tirava o máximo. E eu desviei mesmo, desviei o que deu. Tanto que só quebrou o farol e um canto do para-brisa. Eu olhei para trás, estava escuro e não tinha como ver — diz o motorista.

Ele contou ainda que, após o acidente, não parava de pensar no que havia acontecido e ficou se sentindo muito culpado, mas que teve medo de se apresentar à polícia. Ele acredita que o motociclista teria tentado desviar de algum buraco e diz que a rua está em obras.

— Ele vinha na contramão desviando dos buracos. Primeiro eu pensei que perderia a carteira de habilitação que estou fazendo, olhei a caminhonete, estragou pouca coisa e não tinha sangue. Daí pensei que não tinha sido grave, mas depois vi a notícia e fiquei me cobrando. Eu tinha que vim aqui (delegacia) hoje (5). Eu não aguentava mais. Não tinha como ver que era tão grave – afirma o jovem.

O advogado Roberto Leite afirma que o cliente não teve a intenção de se envolver no acidente e que ele está sofrendo com o que aconteceu.

— No momento ele não se deu conta do que havia acontecido e que era tão grave como foi. Ele não está bem, se lembra do acidente a todo momento — diz o advogado.

Outro acidente

Conforme citado anteriormente, a caminhonete S-10 já havia se envolvido em outro acidente em agosto de 2022. Neste acidente, o jovem de 23 anos estava na carona do veículo que era dirigido por um amigo que possui carteira de habilitação. Nem o motorista, nem a caminhonete foram os causadores do acidente.

Investigação

A Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa segue investigando o acidente. O motorista prestou depoimento e, após a versão dele, outras pessoas estão sendo ouvidas pelos investigadores. Conforme o delegado Gabriel Zanella, a caminhonete vai passar por perícia e ele também irá solicitar uma perícia específica que aponte a velocidade que o veículo estava andando no momento do acidente. Os policiais coletaram imagens de câmeras de segurança de casas e estabelecimentos comerciais da região e que mostram o momento exato do acidente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de R$ 58 milhões em obras serão investidos nas rodovias da Região Central Anterior

Mais de R$ 58 milhões em obras serão investidos nas rodovias da Região Central

Queda do ponte do Rio Jacuí completa 13 anos e outras cinco notícias para você ficar sabendo Próximo

Queda do ponte do Rio Jacuí completa 13 anos e outras cinco notícias para você ficar sabendo

Geral