Frio em Santa Maria: onde se esquentar e comer bem na região

Isadora Bortolotto

Frio em Santa Maria: onde se esquentar e comer bem na região

Foto: Vinicius Becker

Quando as temperaturas caem, os santa-marienses que não querem ficar somente debaixo das cobertas buscam um lugar para se aquecer, de preferência com algo bom no copo, um prato caprichado na mesa e uma paisagem bonita. Na região, há uma série de espaços que unem gastronomia e aconchego, uma combinação ideal para os dias de frio.

Giardino Buia, em Linha Val de Buia

Se existe um lugar pensado para o dolce far niente, arte italiana de curtir o ócio com prazer, é o Giardino Buia, às margens da Linha Val de buia, na estrada de Silveira Martins. O espaço foi pensado há cinco anos, antes mesmo da pandemia, e encontrou seu lar definitivo há cerca de um ano, num imóvel que a sócia Juliana Lorensi conta que torcia muito para dar certo.

– O nosso espaço foi pensado e desenvolvido para ser um Wine Garden. Para que a pessoa possa vir e curtir, contemplar as belezas naturais aqui no nosso entorno, que são magníficas aqui no Val de Buia, e também o projeto de paisagismo com caminhos, espaços verdes, espaços para sentar e descansar – conta.

A proposta do Giardino tem dois eixos bem definidos: vinho e gastronomia. Na carta de vinhos, a ideia é que qualquer perfil de apreciador se sinta bem-vindo, desde rótulos nacionais consagrados até uvas pouco conhecidas, passando por importados que convidam à descoberta. Na cozinha, o foco é uma releitura autêntica da gastronomia italiana, combinada com os sabores típicos da Quarta Colônia.

Entre os destaques do cardápio está o Affogato, sobremesa italiana que ganhou versão própria no Giardino: borda de crocante de rapadura, raspa de limão siciliano e o contraste de temperatura entre sorvete e café quente. O espaço também já realizou rodízios de risotos com até 10 versões diferentes, incluindo um risoto doce que virou pedido frequente, e eventos temáticos como o sábado de caldos e sopas. No período pós-almoço, a mesa de charcutaria e queijos inclui produtos como o queijo pampeano da Queijaria Canto, de Uruguaiana, com denominação de origem, que nem sempre chega ao comércio regional.

Affogato do Giardino une café com sorvete, borda crocante de rapadura e raspas de limão siciliano.Foto: Vinicius Becker

Além da gastronomia típica italiana e o espaço aconchegante, o Giardino também tem suas próprias buchette del vino, as pequenas janelas que nasceram em Florença no século XVI, quando famílias nobres que produziam vinho começaram a vendê-lo diretamente de seus palácios, sem passar por tavernas ou comerciantes. No Giardino, a referência histórica vira experiência: é possível pedir e receber o vinho pela janelinha.

A tradição é famosa na Itália e foi adaptada ao Giardino Buia, na quarta colôniaFoto: Vinicius Becker

O Giardino funciona nos finais de semana e feriados, com programação divulgada no Instagram @giardino.buia.

Mais endereços para o roteiro do frio

Rótula Colonial – Santa Maria

Para quem quer matar a vontade sem sair da cidade. A Rótula é o endereço santa-mariense para produtos coloniais, doces e quitutes que aquecem. O restaurante funciona de segunda a sexta das 11h às 14h30min e o café colonial é servido no sábado e domingo. 

Onde fica: BR 287, km 253 - Boca do Monte
Horários de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 11h às 14h30min e café colonial servido no sábado e domingo
Contatos: (55) 99972-4642 e Instagram @colonialrotula


Bolo no Portão – Silveira Martins

A poucos quilômetros de Santa Maria, em Silveira Martins, o Bolo no Portão é uma parada certeira com produção 100% local, vinda da agricultura familiar. Abertos no sábado e domingo, do meio-dia as 17h. 

Onde fica - Estrada do Radar, 10160
Horários de funcionamento - Finais de semana, das 12h às 17h
Contatos - (55) 99682-9387 e Instagram: @bolonoportao

Da Colina Produtos Coloniais – Agudo

Empreendimento de família em Agudo que vai além da culinária: nas datas especiais, os produtos são embalados com música ao vivo. Uma experiência que mistura sabor e afeto.

Onde fica: RSC-287, Km 185 
Horários de funcionamento: Todos os dias das 6h às 21h
Contatos: (55) 99961-1786 e Instagram: @dacolinaprodutoscoloniais


Produtos Coloniais da Terra – Agudo

Também em Agudo, o queridinho à beira da estrada é famoso pelas tortas, cucas, rocamboles e pelo morango da casa. Difícil passar sem parar. Estão abertos desde às 6h da manhã para quem quiser tomar um café da manhã até as19h30min.

Onde fica: RSC-287, Km 185
Horários de funcionamento: Todos os dias das 6h às 19h30
Contatos: (55) 9131-4089 Instagram: @produtoscoloniaisdaterra


Angelita Artigianato e Sapore – São João do Polêsine

Em meio ao verde de São João do Polêsine, o Angelita combina artesanato e gastronomia num cenário de interior que rende foto e aquece o coração. Com 12 tipos de salgadinho, tábua de frios e aquela atmosfera de interior genuíno. O estabelecimento funciona de quarta a domingo, das 9h as 18h, e na segunda e quarta-feira das 15h as 18h

Onde fica: VRS-823 (estrada de Vale Vêneto), Km 4
Horários de funcionamento: quarta a domingo, das 9h as 18h, e na segunda e quarta-feira das 15h as 18h
Contatos: (55) 99951-0834 e Instagram: @angelitaartigianatoesapore


Convescote Chá & Café – Itaara

Abertos no final de semana, a partir das 15h30min, o espaço é pensado para o aconchego em dias de frio. De clima campestre, o clima intimista convida os clientes a explorar o ambiente, desde o interior da casa até o belo jardim as margens de um lago.

Onde fica: Rua Alcides Herter, 590, Itaara

Horários de funcionamento: sábados e domingos, a partir das 15h30min

Telefone: (55) 99717-2690 e Instagram @convescotechaecafe

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Frio em Santa Maria: onde se esquentar e comer bem na região Anterior

Frio em Santa Maria: onde se esquentar e comer bem na região

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 42 milhões neste sábado Próximo

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 42 milhões neste sábado

Notícias