cidadania

VÍDEO: sonho de professora santa-mariense se transforma em ação social

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A professora Vera Lucia acompanha de perto todas as atividades da ONG Nossa Vida Sua Vida. No registro, ela conversa com as crianças durante a oficina de música

No Bairro João Goulart, em Santa Maria, uma entidade social tem abraçado crianças e adultos de diversas idades, fornecendo apoio psicológico e pedagógico, além de oficinas culturais e profissionalizantes. É a ONG Nossa Vida Sua Vida, que surgiu de um sonho de infância da professora Vera Lucia Medianeira Oliveira, 55 anos.


A santa-mariense conta que, desde pequena, desejava ajudar crianças que não tinham acesso à educação de qualidade ou enfrentavam problemas familiares. Entretanto, o anseio ficou guardado durante anos e ganhou forma em 2006.

Vera percebeu que tinha o dom de auxiliar as pessoas quando a amiga Maria Medianeira Graminho de Almeida passou por um grave problema de saúde e precisou ficar internada por vários meses. Assim que Medianeira deu alta do hospital, a professora organizou uma grande festa para comemorar. A partir de então, incentivada pelo marido, o inativo da Brigada Militar Luiz Alberto Valente Pinto, 61 anos, e por amigos, ela formalizou o carinho e preocupação com o próximo, sentimentos que sempre a acompanharam. Segundo Luiz Alberto, por meio da ONG, Vera realiza o sonho de exercer cidadania.

- Desde que a conheci, ela falava da vontade de desenvolver um trabalho dessa natureza. Depois que nossos filhos cresceram, Vera passou a ter mais tempo para isto. Assim, conseguimos dar aos atendidos esperança e força para lutarem por um mundo de paz, mais humano e de oportunidades iguais - fala o marido.

Depois de funcionar por vários anos, em uma sala de aula do Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi, a partir de 2019, a Nossa Vida Sua Vida atua na casa de Vera e Luiz Alberto, na Rua João Lenz. Atualmente, a entidade alcança cerca de 75 famílias.

Na residência, pais e filhos recebem atendimento psicológico, participam de oficinas de violão, percussão, dança, canto, artesanato, design de sobrancelha e corte e costura. Algumas dessas ações também são levadas para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Grau. Lá, às segundas e quartas-feiras, por exemplo, ocorrem aulas de apoio pedagógico, em que Vera e a colega Fatima Farias fazem o reforço escolar dos alunos, em diversas matérias. Todas as atividades são gratuitas e, cada uma, tem um professor específico.

AJUDA MÚTUA
Vera e Luiz Alberto empenham-se a convidar profissionais de diferentes áreas para colaborar com a iniciativa. Geralmente, segundo ela, vários professores se oferecem, para contribuir com a causa. "Dona Vera", como é chamada por algumas mães que frequentam a ONG, acrescenta ainda que, com o passar do tempo, percebeu que não poderia dar atenção apenas para as crianças, mas sim, para toda a família.

- Cuidar dos pais é tão importante quanto cuidar dos filhos. Os pequenos têm um ambiente muito bom na ONG. Nosso desejo é que, ao voltarem para casa, eles possam encontrar um lar bem estruturado - fala Vera, que está licenciada do cargo de Conselheira Tutelar devido a um problema de saúde.

A manicure Suzana Santos, 29 anos, é mãe de Sara Miriã, 9. Ela e a filha fazem parte da ONG Nossa Vida Sua Vida desde quando Sara era recém-nascida.

- Participar das atividades da entidade, entre elas da oficina de dança, trouxe grande benefício para Sara - comenta Suzana.

Entre esses benefícios, a rotina na instituição contribui para que a menina fique mais desenvolta e consiga interagir melhor com outras crianças, conforme a mãe:

- Além disso, todas as atividades são gratuitas, o que é fundamental para quem precisa. Eu também aprendo junto. Hoje, faço curso de design de sobrancelha na entidade.

O graduando do curso de bacharelado em Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) João Domingos é um dos voluntários da Nossa Vida Sua Vida. Professor da oficina de música, ele ensina canto, coral e violão. Essas atividades fazem parte do projeto Superação Através da Arte, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

- Nas oficinas elas têm acesso à arte, o que as ajuda a aprenderem não só música, mas também importantes valores humanos.

SOLIDARIEDADE
A ONG Nossa Vida Sua Vida precisa de doações de materiais para construir uma sede própria. Quem quiser contribuir pode entrar em contato por meio dos telefones (54) 99116-4825 ou (55) 99179-4554.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Se contingenciamento for mantido, UFSM não passa de outubro, diz reitoria

Professores dão dicas sobre linguagens e redação para o Enem Próximo

Professores dão dicas sobre linguagens e redação para o Enem

Educação