início das aulas

VÍDEO: primeiro dia em creche no Cipriano da Rocha tem brincadeiras e descontração

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A semana começa com novidades para 150 crianças do Loteamento Cipriano Rocha no Bairro Pinheiro Machado em Santa Maria. Isso porque hoje, depois de oito anos de obras, começaram as aulas na Escola Municipal de Educação Infantil Ivanise Jann de Jesus, inaugurada no sábado. Neste primeiro dia, as crianças foram apresentadas aos professores e brincaram com os colegas.


A diretora Ana Lúcia de Oliveira Villa Real explica que a primeira semana de aula está sendo de experiências e adaptações. Todos os pais foram convidados a acompanhar as atividades, já que, para muitas crianças, esta é primeira vez que ficam longe da família.

Segundo a diretora, há turnos de aulas integrais e parciais, com almoço para as crianças que ficam manhã e tarde na creche. Uma das oito salas de aula ainda está desocupada, pois há  30 vagas que não foram preenchidas para crianças até 4 anos. Para as crianças com mais de 4 anos há uma lista de espera. Como alguns alunos não foram às aulas no primeiro dia, a escola entrará em contato com os pais para ver se ainda há interesse em frequentar a creche. 

BRINCADEIRAS
Conforme Ana Lúcia, o ensino na escola será lúdico, com o uso de brincadeiras para estimular uma série de habilidades, como raciocínio lógico, atenção, memorização, linguagem e coordenação motora. 

Escolas estaduais podem receber selos de inovação e tecnologia

- Nós temos um projeto pedagógico diferenciado, onde as brincadeiras são o principal método de ensino. Entendemos que, assim, as crianças memorizam de forma mais lúdica o que é ensinado - afirma a diretora.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">A pequena Lara de Almeida Flores, de 6 anos, aluna da pré-escola, estava ansiosa, mas feliz por iniciar as aulas. Ela conta que ficou contente em estudar na mesma turma que as amigas. 

- Eu gostei bastante, já brinquei com os colegas, desenhei e brinquei com massinha de modelar - relata a aluna. 

O NOME DA ESCOLA
Em 2018, por meio de um projeto proposto pelo vereador Daniel Diniz, a creche do Cipriano da Rocha passou a se chamar EMEI Ivanise Jann de Jesus.

A creche recebe o nome de uma promotora, falecida há quatro anos, que se destacou por estimular jovens a desenvolver atividades com foco na vida saudável e no distanciamento de influências negativas. Nascida em Porto Alegre e graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a promotora era referência na cidade pelo engajamento e envolvimento social.

Saiba quais documentos levar na prova do Enem

Ivanise defendia, por exemplo, o encaminhamento de jovens apreendidos por pichação a oficinas de grafite para que pudessem aprender e expressar sua arte de maneira responsável. Ela encabeçou diversos projetos, nos seus 19 anos de Ministério Público, que tinham como premissa a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

NA VILA BRENNER
Outra creche muito aguardada pela comunidade, a Escola de Educação Infantil Professora Glaci Corrêa da Silva, na Vila Brenner, Bairro Divina Providência ainda não tem previsão para ser inaugurada. Por meio de nota, a prefeitura informou que: "ainda faltam algumas finalizações, como colocação de bancadas de granito, compra e instalação de um transformador e plantio de grama no pátio. Depois de finalizada e entregue a obra, a Prefeitura fará a compra do mobiliário e a publicação de edital para chamamento dos professores que atuarão na creche. A expectativa da Prefeitura é de que ela seja até o final deste ano".

A ESCOLA
Estrutura da EMEI Ivanise Jann de Jesus:

  • Até esta segunda, 150 alunos estavam matriculados
  • A capacidade da creche é para 180 crianças
  • Ainda há vagas para crianças até 4 anos
  • Conta com 14 professores, uma coordenadora pedagógica, 16 monitores e três servidores (merendeira, auxiliar de serviços gerais e agente administrativo).
  • O investimento na escola foi de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões, com recursos municipais e federais
  • Área de 1.118,48 m²
  • 8 salas de aula, banheiros adaptados, cozinha, vestiário para funcionários, lavanderia, sala multifuncional, sala de informática, sala de professores, secretaria, sala de direção, almoxarifado, banheiro para professores e pátio interno e externo para recreação

AS TURMAS

  • Berçário I - 6 meses a 1 ano
  • Berçário II - 1 a 2 anos
  • Maternal I - 2 a 3 anos
  • Maternal II - 3 a 4 anos
  • Pré A - 4 a 5 anos
  • Pré B - 5 anos em diante

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MEC lança portal para tirar dúvidas sobre carteira de estudante digital Anterior

MEC lança portal para tirar dúvidas sobre carteira de estudante digital

Próximo

Saiba quais documentos levar na prova do Enem

Educação