factors 8.0

VÍDEO: planetário da UFSM inaugura nova espaço para o Museu de Arte, Ciência e Tecnologia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), inaugurou nesta sexta-feira, o Museu de Arte, Ciência e Tecnologia (MACT), que ficará consolidado junto ao mezanino do Planetário.

O evento de inauguração faz parte da exposição Factors 8.0 propagação digital: do in loco ao online, que integra a Bienalsur/Argentina, e por conta desta temática,  é totalmente em formato virtual, através de painéis de projeção que podem ser vistos pelo Instagram ou pelo YouTube.

- Queremos discutir temáticas que sejam interessantes e atraentes ao público, por isso o tema que remete ao formato remoto. Não podendo realizar presencialmente, é uma forma das pessoas sentirem a experiência de como é. Assim, acaba por ser uma estratégia não de visitação, mas de exposição - comenta Nara Cristina Santos, uma das coordenadoras do projeto.


Também compareceram ao evento de inauguração outras duas coordenadoras do MACT, Maria Rosa Chitolina e Juliana Vizzotto, bem como autoridades da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o pró-reitor de extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, e o o chefe do Planetário, Régis Augusto Albanese Diniz.

Conforme Burmann, a exposição, mesmo que online, é uma maneira de reaproximar a comunidade que esteve privada do acesso a cultura durante a pandemia:

- São mecanismos que desenvolvemos durante a pandemia de colocar as ações da universidade, todas as elas, de forma digital, síncrona ou gravada. O que se coloca aqui no museu também tem esse sentido de integrar arte, ciência e tecnologia - diz o reitor.

De acordo com o coordenador do Factors, o professor de Artes Visuais, Fernando Codevilla, a restrição de público contribuiu para que se desenvolvesse a linguagem audiovisual nos trabalhos expostos pelos artistas da América Latina e da França.

O PROJETO
O MACT foi idealizado em 2010, e a partir do ano seguinte, com apoio de professores de cinco Programa de Pós-Graduação (Artes Visuais, Ciências Sociais, Educação em Ciências, Informática e Patrimônio Cultural), de arquitetos e de alunos, tem desenvolvido diversas atividades como o (Bio)Arte e Sustentabilidade (2018); Luz (Arte) e Sustentabilidade (2019); e Água e Sustentabilidade (2020).

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seduc promove aulas preparatórias para o Enem Anterior

Seduc promove aulas preparatórias para o Enem

Quatro escolas de Santa Maria são selecionadas para final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal Próximo

Quatro escolas de Santa Maria são selecionadas para final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Educação