Guia de sobrevivência

VÍDEO: faixa velha, faixa nova, paradão: o que você precisa saber para andar de ônibus em Santa Maria


Quem é calouro e chegou há pouco em Santa Maria tem muito a aprender: as rotas de ônibus que levam do Centro até a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o funcionamento dos supermercados, como administrar o dinheiro com os gastos do mês. E como a gente sabe que conciliar tudo isso com a rotina de estudos não é uma tarefa muito fácil, lançamos o Guia de Sobrevivência do Estudante em Santa Maria e te ajudamos, com dicas (nem sempre sérias) a conhecer um pouco melhor a vida nesta Cidade Universitária.

A série começa com dicas de como andar de ônibus na cidade: 


COMO SOLICITAR CARTEIRA DA ATU
Atualmente, a tarifa de ônibus custa R$ 3,90, mas assim que você tiver um comprovante de que é estudante, tem direito a pagar a metade do preço. Para isso é preciso ter a carteirinha da ATU que é a mesma que você vai usar na hora de embarcar no ônibus. 

Para fazer o pedido da carteirinha, é possível enviar a documentação no site para evitar filas e depois, em até 72 horas úteis, ir até a sede da ATU do Centro para tirar a foto e pegar sua carteirinha. Depois você poderá colocar saldo no cartão e usar na hora de embarcar no ônibus. 

A ATU tem duas sedes: uma no Centro, na Avenida Rio Branco, que funciona de segunda a sexta, das 8h30min às 16h. A outra fica  no campus da UFSM em Camobi e funciona de segunda a sexta das 9h às 15h.

Para fazer o cartão de ônibus de estudantes, é preciso enviar os seguintes documentos: comprovante de residência, cópia do requerimento de matrícula, cópia do CPF, cópia do RG.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Enem não terá mais folha de rascunho a partir deste ano Anterior

Enem não terá mais folha de rascunho a partir deste ano

'Não teremos vagas para toda a demanda existente na moradia estudantil' afirma reitor da UFSM Próximo

'Não teremos vagas para toda a demanda existente na moradia estudantil' afirma reitor da UFSM

Educação