revitalização bilac

VÍDEO E FOTOS: comunidade escolar coloca a mão na massa para revitalizar escola Olavo Bilac

Thays Ceretta

Fotos: Renan Mattos (Diário)
Cerca de 50 pessoas foram até a escola hoje para ajudar. O trabalho começou às 8h. 

Neste sábado, o lápis e o caderno foram substituídos por rolo de pintura, tinta e massa corrida em uma escola de Santa Maria. Em função do atual aspecto físico, o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac abriu as portas no final de semana para realizar a primeira etapa do Mutirão de Revitalização. Isso só foi possível porque a comunidade escolar arregaçou as mangas e colocou, literalmente, a mão na massa.  

Conforme a vice-diretora das séries iniciais, Vera Lígia Pereira Medeiros, a escola tem 117 anos e está aguardando há bastante tempo por uma reforma que tramita no governo Estadual.

Este foi o pontapé inicial para que tudo começasse a ganhar forma. A vice-diretora comenta também que ainda tem muito trabalho pela frente e como alguns pais não puderam comparecer hoje, eles irão durante a semana ajudar como podem.  

VÍDEO: criminoso anuncia assalto por meio de bilhete e foge com camisetas e dinheiro em Santa Maria

Na primeira etapa, serão revitalizadas cerca de 15 salas de aula que compreendem as séries iniciais. Mas em maio uma nova data marcará a segunda parte deste longo trabalho de formiguinha. No dia 4 começará a revitalização do prédio central que abriga os estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, curso normal e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). São mais 16 salas. 

Veja um pouco do trabalho da equipe:

Pelos corredores, materiais de limpeza e de pintura. Nas mãos de quem ajudava, rolo, pincel e marcas de sujeira devido ao trabalho. Na roupa, pingos de tinta revelavam quem estava engajado com a causa.

A filha de Tales Roberto Neves Guerrenho, 27 anos, estuda no 4º ano do ensino fundamental. Por trabalhar na área, ele convidou os funcionários da empresa para ajudarem na pintura das salas.

Projeto oferece aula gratuita de tango em Santa Maria

A escola possui cerca de 1,6 mil alunos, e é principalmente para eles se sentirem melhor no ambiente escolar que a revitalização foi pensada. É por isso que muitos também decidiram ajudar. Giorgia, 9 anos, Bethina, 7, e Guilherme, 9, levantaram cedo no sábado para ir na escola. Não era para ter aula, mas sim, para aprender sobre o que é solidariedade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Período para solicitar isenção da taxa do Enem começa na segunda-feira Anterior

Período para solicitar isenção da taxa do Enem começa na segunda-feira

VÍDEO: o que você precisa saber para manter a geladeira (e a barriga) cheia em Santa Maria Próximo

VÍDEO: o que você precisa saber para manter a geladeira (e a barriga) cheia em Santa Maria

Educação