ensino superior

VÍDEO: doutora titulada na UFSM é uma das mais jovens do Brasil

18.406

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Admiradora e defensora da educação pública e de qualidade, Fernanda Monteiro Rigue, 26 anos, defendeu a tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) neste ano. Assim, ela divide a titulação de doutora mais jovem do Brasil com outros poucos pesquisadores no país. Aluna de escola pública, em Jaguari, de instituto federal e, depois, da UFSM, foi a primeira da família a ingressar no Ensino Superior. 


VÍDEO: sem aulas presenciais, escola de Santa Maria leva livros até alunos

Fernanda ingressou no curso de Química do Instituto Federal Farroupilha, campus de São Vicente do Sul, em 2011. Finalizou a graduação e já foi aprovada no mestrado, em 2015, realizado no PPG em Educação da UFSM. No segundo semestre de 2017, começou a cursar o doutorado. E a titulação veio rápido: mesmo com prazo de quatro anos para defender a tese, teve a banca em março deste ano, dois anos e sete meses após começar. No começo da pós-graduação, estudou como se dá o ensino de química no Brasil. Em seguida, buscou compreender como se dá a formação inicial dos professores da disciplina.

- Acabei desenvolvendo uma pesquisa histórica, que me trouxe um apreço muito grande por algumas leituras. Foi nesse movimento de pesquisa que pude ver a alegria de conhecer com vontade, mesmo no campo da pós-graduação, de desenvolver leituras, de participar de grupos de estudos e pesquisa e também de atuar como representante discente - conta a nova doutora.

Como a educação de Santa Maria será impactada pelo Novo Fundeb

ESCOLHA
Para Fernanda, ingressar em um curso de graduação foi uma vitória por si só. Abrindo caminho para as próximas gerações da família, acredita que é importante salientar o lugar e a relevância da mulher na pesquisa e nas universidades. 

- A minha escolha pela pesquisa e pela pós-graduação veio ao encontro de pensar a potência do pensamento educacional na transformação, no processo de formação social que está vinculado a quem nós éramos no passado e quem seremos no futuro - explica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Estado propõe que Ensino Infantil retome aulas presenciais na próxima terça Anterior

VÍDEO: Estado propõe que Ensino Infantil retome aulas presenciais na próxima terça

UFSM divulga resultado para Auxílio Alimentação Extraordinário de agosto Próximo

UFSM divulga resultado para Auxílio Alimentação Extraordinário de agosto

Educação