desempenho

UFSM ocupa 14ª posição entre universidades brasileiras em ranking internacional

Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)/

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ficou em 14º lugar entre as instituições brasileiras no University Ranking by Academic Performance (URAP). A primeira colocada no Brasil é a Universidade de São Paulo (USP). Já entre as gaúchas, a UFSM é a segunda colocada, atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O ranking avalia a qualidade da pesquisa acadêmica em mais de 3 mil instituições de Ensino Superior no mundo. Na colocação geral, a UFSM ocupou a 771ª posição.

Hospitais de Santa Maria estão com restrições para visitas a pacientes

O URAP é feito desde 2018 pelo Instituto de Informática da Universidade Técnica do Oriente Médio. A UFSM participa desde a primeira edição e vem evoluindo. A nota da instituição passou de 243,16 para 291,36. Já com relação à posição ocupada entre as instituições brasileiras, a UFSM passou do 16º lugar para o 14º. Ao todo, 94 universidades do Brasil foram avaliadas.

A pesquisa utiliza seis critérios para classificar as unidades de ensino, sendo todos eles voltados para o desempenho e a produtividade científica, como artigos publicados e os materiais feitos em colaboração com universidades estrangeiras.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Precisamos investir em inovação', diz Martha Adaime, primeira mulher vice-reitora na UFSM

Próximo

Prazo para envio de documentos para a chamada oral do Sisu termina nesta quinta

Educação