para não se perder

UFSM disponibiliza guias com dicas e informações para calouros

da redação*

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Chega a semana de ingresso dos calouros na UFSM e com ela um punhado de dúvidas: "Onde fica meu prédio? Onde é esta sala? Como faço para comer no Restaurante Universitário (RU), retirar livros nas bibliotecas e concorrer ao Benefício Socioeconômico? Se eu precisar de cuidados odontológicos, ajuda médica ou apoio psicopedagógico, a quem recorrer?".

Além das páginas de acolhimento no Facebook e dos grupos de integração no Whatsapp (geralmente criados pelos veteranos de cada curso), o calouro pode contar com as recepções institucionais, promovidas pelos centros de ensino e campi descentralizados, que contam com palestras, visitas guiadas pelos espaços da UFSM e atividades de integração.

VÍDEO: cursos de fono e música da UFSM vão para o campus

Os novos estudantes da universidade também têm acesso a guias institucionais digitais, divulgados pela Reitoria e suas pró-reitorias. São publicações que trazem orientações, normativas e resoluções que organizam e regem a passagem do aluno pela UFSM, do processo seletivo à colação de grau.

Confira, abaixo, os guias que podem ajudar os calouros na chegada à universidade:

Guia do Calouro - O "Manual de Sobrevivência" na UFSM traz os mapas dos campi, orientações para agendamento de refeições no RU e os procedimentos para emissão da carteirinha do transporte estudantil junto à Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU), além de telefones e e-mails importantes. 

Guia Acadêmico 2019 - Aborda temas específicos de interesse dos acadêmicos, como trancamento parcial e total do semestre, frequência mínima, revisões de nota, afastamento do aluno para tratamento de saúde, bem como os regimes de exercícios domiciliares e de recuperação dos estudos. O guia também lista programas e benefícios para os alunos, como moradia, bolsas de formação estudantil, monitorias, auxílio-transporte, alimentação e auxílio a material pedagógico. A publicação destaca diversos serviços que visam à integração biopsicossocial da comunidade da UFSM. Entre eles, estão as iniciativas de acessibilidade para pessoas com necessidades educacionais especiais e as rodas de conversa para o público LGBTQIA e minorias étnicas, além dos serviços de orientação pedagógica, vocacional e psicopedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem e organização dos estudos. 

Código de Ética e Convivência Discente - Traz os direitos e deveres da comunidade estudantil da UFSM. 

Resolução Nº 03/2000 - Estimula a recepção humanizada aos calouros da UFSM, combatendo trotes degradantes.

*Com informações da assessoria de imprensa da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: em busca dos sonhos, mais adultos vão fazer o Enem em 2019 Anterior

VÍDEO: em busca dos sonhos, mais adultos vão fazer o Enem em 2019

VÍDEO: cursos de fono e música da UFSM mudam de endereço Próximo

VÍDEO: cursos de fono e música da UFSM mudam de endereço

Educação