Educação

UFSM aprova o Enem como forma exclusiva de ingresso um dia antes do fim das inscrições

"

Em cinco horas de intensas discussões, dois temas polêmicos foram aprovados pela Universidade Federal de Santa Maria e entram para a história do Ensino Público Federal e da instituição de ensino de Santa Maria. O vestibular da UFSM, um dos maiores concursos do interior do Rio Grande do Sul, deixa de existir já a partir deste ano porque a instituição aderiu totalmente ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, metade das vagas ofertadas pela UFSM passa a ser destinada para cotistas. Todas essas resoluções foram aprovadas por integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

 :: Qual sua opinião sobre a extinção do vestibular da UFSM? 
:: Veja como é a seleção nas universidades públicas do RS
:: Fez as provas do Processo Seriado 1 ou 2 da UFSM? Veja como fica a situação dos candidatos após decisão de extinguir o vestibular
:: "Será um desastre", afirma prefeito de Santa Maria sobre extinção do vestibular da UFSM

Na reunião, que começou às 10h30min desta quinta-feira, foi tomada a primeira decisão: as vagas para cotistas na universidade aumentariam de 34% para 50% metade das vagas. No final da reunião, após uma longa discussão, foi a vez de bater o martelo sobre a segunda decisão: o fim do vestibular. A partir deste ano, o ingresso na UFSM será pelo Sisu, que utiliza a nota do Enem na classificação. A mudança de forma de ingresso na UFSM foi anunciada um dia antes do último dia de inscrições para o Enem. 

É uma mudança histórica e que nos coloca totalmente em alerta, mas estamos primando pela democratização ao acesso. É uma atitude muito corajosa. A Coperves segue com papel central de processo de seleção, atuando junto com as escolas de Ensino Médio  defendeu o reitor da UFSM, Paulo Burmann.

O que era para ter sido apenas mais um dia de aula, nos cursinhos preparatórios para o vestibular, se transformou em um dia agitado. Até a decisão da UFSM ser divulgada, ainda havia esperança de que a prova fosse marcada para janeiro. A nova data do vestibular seria um dos principais temas da reunião desta quinta. O vestibular voltar a ser realizado em janeiro, depois de dois anos feito em dezembro, era uma das expectativas dos alunos. Assim como a nova data, os cursinhos e escolas já se organizavam para a nova opção de redação do vestibular, que foi anunciado na semana passada.

A notícia foi um impacto para todos nós, há pouco tempo tivemos notícias de mudanças na prova de redação, por exemplo, a gente esperava a decisão se o vestibular seria em janeiro. Alguns alunos não fariam o Enem, já que a UFSM acabou não utilizando parte da nota, mas agora vão ter que correr atrás. Os conteúdos não mudam muito, quem tá estudando deve continuar estudando explica Liliane Jornada,"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM decide, nesta quinta-feira, a data para o concurso, adesão ao Sisu e aumento de cotas

Próximo

Mais de 400 vagas em 10 graduações na Unifra

Educação