UFSM registra maior número de trabalhos da história da Jornada Acadêmica Integrada

UFSM registra maior número de trabalhos da história da Jornada Acadêmica Integrada

Foto:Pedro Piegas (Arquivo/Diário)

No ano que marca a 40ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o número de inscrições de trabalhos bateu um novo recorde. São 7.292 trabalhos inscritos no total, um acréscimo de mais de mil trabalhos, em relação aos 6.013 da edição anterior.


O evento ocorrerá de 3 a 7 de novembro, no Centro de Convenções, nos prédios 74A, B e C (CCSH), no prédio 44 (CCR) e no prédio 61H (Incubadora Pulsar/InovaTec), todos no campus sede em Santa Maria. A iniciativa tem por objetivo estimular a iniciação dos alunos de graduação e de pós-graduação, promover a troca de experiências, divulgar trabalhos de ensino, pesquisa, inovação e extensão, e assegurar o reconhecimento institucional dessas ações.


Todos os subeventos registraram aumento na comparação com 2024. Neste ano ainda haverá a 7ª edição da JAI Jovem (subevento cancelado ano passado em função das enchentes), voltada para alunos de Ensino Médio de escolas externas à UFSM. A inscrição de escolas já se encerrou, mas ainda não foi aberto prazo para envio de trabalhos.


Em função da alta demanda de trabalhos a serem apresentados, a 7ª JAI Jovem ocorrerá no dia 31 de outubro, sexta-feira que antecede a semana da JAI na UFSM.


Visibilidade

O evento também contará com conferências, oficinas, workshops e eventos satélites organizados por centros de ensino, grupos de pesquisa, laboratórios e demais setores da universidade.


Para Leandro Souza da Silva, um dos organizadores da JAI e coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), o aumento no número de trabalhos é resultado de vários fatores que atuam em conjunto para dar mais visibilidade ao evento na comunidade acadêmica. Um deles é a institucionalização da campanha da JAI, na qual a Unidade de Comunicação Integrada (Unicom) da UFSM trabalhou com a modernização da identidade visual da JAI e, anualmente, prepara toda as peças da campanha para divulgação em função do tema geral do evento, bem como faz a cobertura de todas as atividades desenvolvidas durante a JAI.


Outro fator importante, segundo ele, é que a JAI é um evento gratuito e faz parte do calendário acadêmico, com suspensão das atividades letivas. A inserção das Atividades Complementares de Graduação (ACGs) nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação permite, em muitos casos, que estas atividades na JAI possam contar créditos, o que tornou o evento mais atrativo aos estudantes. O evento também conta com várias ações paralelas às apresentações dos trabalhos, o que permite mais envolvimento dos estudantes durante a semana da jornada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM oferta 252 vagas em três processos seletivos Anterior

UFSM oferta 252 vagas em três processos seletivos

Mostra Científica das escolas estaduais expõe 115 trabalhos em Santa Maria Próximo

Mostra Científica das escolas estaduais expõe 115 trabalhos em Santa Maria

Educação