educação

Secretaria de Educação de Santa Maria passa a funcionar em novo endereço

Thays Ceretta

Foto: Renan Mattos (Diário)

Cinco meses depois que um laudo apontou problemas de infiltração de água no telhado do prédio da antiga Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), no Centro, a Secretaria de Educação de Santa Maria deixou de funcionar no local.

A intenção era que a mudança ocorresse até setembro, porém, os trâmites para aluguel de um imóvel atrasaram a troca. Em dezembro, um princípio de incêndio no imóvel da Avenida Rio Branco esquina com a Rua Venâncio Aires provocou susto e deixou servidores intoxicados.

Conforme a prefeitura, a mudança para a nova sede se iniciou no dia 18, e a previsão é que todos os serviços de instalações estejam concluídos na primeira semana de janeiro. O novo local é o Edifício Sobral Pinto, na Alameda Montevidéu, 1° e 2° andares, no Bairro Dores. O aluguel é de R$ 19 mil por mês.

Novos diretores de escolas tomam posse na região hoje

O atendimento está com algumas limitações devido à necessidade de instalação de computadores, internet e telefones. São 23 salas para a equipe de 70 funcionários da pasta. Os setores de Merenda e do Núcleo de Tecnologia Educacional, que antes não funcionavam na SUCV, passam a ocupar o mesmo prédio.

Dos cinco andares do edifício da SUCV, agora três estão vazios. A Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, que conta com 30 servidores, permanece no 2º andar e não há prazo para a saída do histórico edifício, que tem problemas de infiltração, cupins e rede elétrica antiga. Também falta o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI).

A prefeitura estuda a possibilidade de o prédio, que tem 92 anos, ser transformado em um centro cultural e de turismo. Mas, antes, é preciso buscar recursos para a reforma.

- Com a desocupação do prédio, avaliaremos o que é possível fazer, até para garantir a segurança - diz o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

INCÊNDIO

O princípio de incêndio no edifício da SUCV ocorreu no último dia 11. O fogo começou no telhado do fosso de luz e se espalhou rapidamente. Com o tumulto, 18 pessoas precisaram de atendimento médico após inalar fumaça. Um dia após o fato, foi feita uma vistoria extraordinária no local. Os bombeiros encontraram pelo menos dois extintores com o prazo de validade vencido e portas corta-fogo com defeito. Conforme a prefeitura, engenheiros do município fizeram uma avaliação no edifício e foi constatado que não há risco.

Divulgados os aprovados do Colégio Militar para 2019

A Polícia Civil solicitou ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar a ocorrência e abriu uma investigação para apurar as causas do fogo. De acordo com o delegado interino a 1º Delegacia de Polícia Civil, Laurence Teixeira, a investigação aguarda o laudo pericial sobre o incêndio.

- Na semana que vem, devemos ter mais detalhes - completa o delegado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira o desempenho das escolas públicas e privadas de Santa Maria no Enem Anterior

Confira o desempenho das escolas públicas e privadas de Santa Maria no Enem

Capes aprova mestrado em administração pública na UFSM Próximo

Capes aprova mestrado em administração pública na UFSM

Educação